sábado, 31 de janeiro de 2009

A Fómula de Deus - José Rodrigues dos Santos


Sinopse
Nas escadarias do Museu Egípcio, em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho titulo e um poema enigmático.
O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios.
A prova cientifica da existência de Deus.
Uma historia de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.
Baseada nas últimas e mais avançadas descoberta cientificar nos campos da física, da cosmologia e da matemática. A Formula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem ate às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida.
__________________________________________________________________________________

À semelhança do “Codex”, voltamos a acompanhar Tomás Noronha, que, desta vez tenta descodificar a enigmática cifra de Einstein.
Ao longo da história vamos acompanhado Tomás, nas suas tentativas de descodificação, viagens que nos levam, ao Cairo, a Coimbra, ao Irão e até mesmo ao Tibete.
Temos um romance cheio de acção, mistério, aventura, amor, dramas familiares, religião e muita, mas muita física.
Gostei do livro, mas por várias vezes dei por mim a querer adormecer e uma vez, cheguei mesmo a adormecer durante a leitura =P
É um livro cheio de teoria de física e ainda nos revela alguns detalhes importantes na cultura budista. Não digo que não seja interessante e importante para a história, até é bastante, porque senão não seríamos capazes de compreender tudo o que se passa no livro. No entanto, exigia que eu tivesse menos cansada, algo que ao final do dia não acontecia.
Acho que teria aproveitado mais o livro, se o tivesse lido numa altura em que estivesse menos cansada, talvez durante as férias.
Fazendo a comparação entre este e o Codex (que já li em 2007), gostei mais do Codex, talvez porque gosto mais do tema História do que de Física. No entanto, recomendo a todos os que leram o Codex e gostaram, lerem também A Fórmula de Deus.

8 comentários:

  1. É verdade, este livro está repleto de teorias que a muitas entusiasma, mas pessoalmente fez-me querer avançar páginas...

    No entanto, adorei a conclusão, a ideia do livro impressionou-me significativamente (toda aquela teoria de como o Universo foi criado, da inteligência tal... Fantástico!). No entanto, não é o livro com o melhor enredo, acho.

    Gostei muito, sim. E aconselho. Comparando-o com o Codex, não sei bem que dizer... O primeiro foi a novidade, foi o primeiro, por isso ganha uns pontinhos a mais ;)

    ResponderEliminar
  2. Pedro, concordo ctg, tb gostei bastante da teoria da criação do Universo mas é como te digo, tanta teoria fez-me muito sono. Cheguei mesmo a adormecer a meio de um capitulo e tive várias lutas para os manter aberto =P

    Borboleta, ainda bem que o adoraste o livro. Como já disse, eu até gostei, mas tanta teoria de física, ia dando cabo de mim. Acho que não é um livro com um enredo mt acessível a qualquer pessoa :)

    ResponderEliminar
  3. Também achei as teorias um bocado cansativas, a certa altura. Mas de um modo geral, acho que vale a pena... Mais que não seja pelas curiosidades e pelo que aprendemos!

    ResponderEliminar
  4. Canochinha, tb achei o livro interessante e gostei de aprender mais sobre a formação do Universo, mas se calhar devia ter escolhido uma altura mais calma para o ler|

    ResponderEliminar
  5. Tenho-o ali em fila de espera há uns 2 anitos ou mais... há sempre outros que vão passando à frente, precisamente porque já me tinha dito o meu pai que a parte teórica pode ser maçadora... por isso continuo à espera da altura ideal... ela há-de aparecer :) ...mas tenho a certeza que irei gostar! Adorei o codex :)

    ResponderEliminar
  6. Ahhhh, tu andas a adiar por causa da teoria eheheh E sim, é chatinho, mas bom :D

    ResponderEliminar