quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón




A história começa em 1945 e tem como personagem principal Daniel Sempere, um menino de 10 anos, que nasceu no período pós guerra-civil espanhola e que vive com o pai (alfarrabista), na cidade de Barcelona.
Uma noite, após acordar sem se lembrar do rosto da sua mãe, que tinha morrido há já alguns anos, o pai leva-o a um lugar único e inesquecível – o Cemitério dos Livros Esquecidos – um local onde se encontram livros que foram “abandonados” e que lá se encontram para não se perderem. Aqui, há um ritual, quando alguém visita este lugar, tem que escolher um livro e garantir que esse livro nunca desapareça. É aqui, que Daniel escolhe o livro da sua vida “A Sombra do Vento” de Julian Carax.
Este livro seduziu-o de tal maneira, que após terminada a sua leitura, que Daniel decidiu que queria encontrar ou descobrir algo mais sobre aquele autor.A sua pesquisa leva-o até várias pessoas, em que de uma maneira muito estranha, as suas histórias se cruzam entre si.Apesar desta sinistra história, o livro está recheado de diálogos cheios de humor e duas histórias de amor.
É um livro envolvente, que mistura mistério, amizade e amor, e que se não fossem as boas opiniões que li no fórum Estante de Livros, não me teria suscitado interesse.
Por várias vezes dei por mim assustada: a cena em que Daniel e Bea estão na casa “assombrada”; quando a certa altura (a pouco mais do meio do livro) Daniel diz que vai morrer daqui a 7 dias; e a parte final do livro, também passada na tal casa. Gostei também de acompanhar o crescimento de Daniel, o seu primeiro amor juvenil até à descoberta do amor da sua vida.
Adorei o livro e faltam-me palavras para o descrever.

10 comentários:

  1. Ai ai.... tive que passar por cima do penultimo parágrafo!! que me pareceu um grande spoiler :p hahahaha!!

    Como tu, a minha curiosidade foi suscitada pela opnião do pessoal da "Estante" :) Mas ainda não o li... acho que agora vou esperar até ter "O Jogo do Anjo", para depois os ler de seguida...

    ResponderEliminar
  2. ando com uma curiosidade gigantesca por ler os livros deste autor :D só oiço bons comentários

    ResponderEliminar
  3. É um livro fantástico e que dá vontade de ler e reler. Tenho muitas expectativas quanto Ao Jogo do Anjo, mas temo que fique aquém.

    ResponderEliminar
  4. Adorei este livro! É simplesmente genial e super envolvente :)

    ResponderEliminar
  5. Ana, sorry, esqueci-me de o assinalar como spoiler *blush*, eu e os spoilers ainda nos estamos a tentar conhecer melhor =P este é um mini-spoiler. Lê q vale mesmo a pena.

    tinkerbell, acho q deves experimentar este livro. Eu ainda estou maravilhada :D

    Cristina, partilho a tua opinião, fiquei com vontade de o reler novamente, mas desta vez ler sem parar. Quanto ao Jogo do Anjo, conto começar a ler hoje à noite ;)

    ResponderEliminar
  6. Estranho, há pouco o comentário da Canochinha não apareceu (ainda estou a tentar perceber como é q isto funciona). Mas tens toda razão, eu fiquei de tal modo fascinada com o livro q hoje já falei várias vezes nele ;)

    ResponderEliminar
  7. Parabens pelo blog.
    Foi me dado a conhecer pela Sarita
    do forum que é minha esposa.
    Como gosto muito de ler achei o resumo deste livro bastante bom, Mas ainda não li.
    Uma dica- Adoro >Paulo Coelho
    Passe tb pelo meu blog para conhecelo. bjs
    Outra dica trate este blog como um filho e faça-o crescre com muita saúde.

    ResponderEliminar
  8. Fumador, gostei bastante do teu blog.
    Qt ao livro "A Sombra do Vento", achei-o mesmo um livro maravilhoso (não me canso q dizer bem dele), portanto acho q deves le-lo =)
    Quanto a Paulo Coelho, já li vários dele...ora deixa cá ver:Escolha o livro que deseja obter informação:
    A Bruxa de Portobello; O Zahir; Onze Minutos; O Demônio e a Srta. Prym; Veronika decide morrer; Cartas de Amor do Profeta; Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei; As Valkírias; Brida; O Alquimista; O Diário de um Mago.
    E um dos meus livros é Na Margem do Rio Piedra ;)

    ResponderEliminar
  9. Nunca me ri tanto como me ri com o Fermin! =DDD

    Quanto ao livro, todas as opiniões que leio (e a minha também!) dizem o mesmo: "faltam-me palavras para o descrever" ;) Foi uma leitura fresca e agradável, e que em certas alturas me levou ao delírio!

    ResponderEliminar
  10. Tens razão Pedro, o Fermin é mesmo muito cómico, tb por várias vezes, dei por mim a rir :D
    E é mesmo um livro muito muito muito bom

    ResponderEliminar