domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald


Na génese desse conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim.
Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o "pequeno" Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos. Começa então uma tragicómica batalha entre os relógios biológico e cronológico de Benjamin Button, à medida que ele rejuvenesce e enfrenta as dificuldades inerentes a passar pelas diversas etapas da vida em sentido contrário.
Oscilando entre uma ironia mordaz e uma sensibilidade desconcertante, "O estranho caso de Benjamin Button" constitui uma crítica maliciosa a uma sociedade que não admite ver para além das aparências e que recusa tudo o que se desvie das normas e padrões em que assenta o seu estilo de vida.
Esta obra foi adaptada ao grande ecrã.
_____________________________________________________________________________
Benjamin Button, tem um percurso de vida um pouco diferente de todos nós, afinal de contas, nasceu com a aparência de um velho de 70 anos, e ao "crescer", não envelhece, mas sim rejuvenesce, fazendo assim um percurso inverso ao nosso.
É um livro muito pequenino e gostava que tivesse sido mais desenvolvido, no entanto,é uma óptima crítica à sociedade, que não aceita o que saia dos padrões pré-definidos. Esta crítica, é feita para toda a sociedade, até os próprios pais e filho de Benjamin são criticados.
Não me quero adiantar muito, afinal é um conto e não quero cometer spoilers, portanto, recomendo que o leiam. É tão pequeno, que em cerca de 30 minutinhos têm o livro lido :)

Agora falta-me ver o filme, apesar de já ter lido algures pela internet que é diferente do livro. No entanto, tem um forte argumento de peso...tem o Brad Pitt =P

4 comentários:

  1. Esse é um belíssimo argumento de resto *blush* :)

    Mas se é um livro pequeno como dizes, talvez considere comprá-lo :) A história parece definitivamente interessante!

    ResponderEliminar
  2. Ana, tu já viste o filme? ohh eu ainda não :( e quero tanto ver o Brad eheheh
    É um livro mesmo pequeno, não chega às 100 pág, com margens e letras grandes...acredita, lês o livrito em meia-horita :)

    ResponderEliminar
  3. Oh Tita... CLARO que ainda não vi o filme *suspiro* então tu não sabes que quando se tem uma piolha, e ninguém a quem a deixar, o cinema *caput* ?? Resta-me esperar que haja em DVD....

    ResponderEliminar
  4. Acredita ou não, mas o filme é completamente diferente do livro. Aliás, não há nada igual entre as duas histórias -_-

    ResponderEliminar