quarta-feira, 18 de março de 2009

A Herança Bolena - Philippa Gregory


Uma maravilhosa evocação da corte de Henrique VIII e da mulher que destruiu duas das suas rainhas.
Estamos no ano de 1539 e a corte de Henrique VIII teme cada vez mais as mudanças de humor do rei envelhecido e doente. Com apenas um bebé de berço como herdeiro, Henrique tem de encontrar outra esposa e o perigoso prémio da coroa da Inglaterra é ganho por Ana de Clèves. Ela tem as suas razoes para aceitar casar-se com um homem com idade para ser seu pai, num país onde tanto a língua como os costumes lhe são estranhos. Apesar de deslumbrada por tudo o que a rodeia, sente que uma armadilha está a ser montada à sua volta. A sua aia Catarina tem a certeza de que conseguirá seguir os passos da prima Ana Bolena até ao trono mas Jane Bolena, cunhada de Ana Bolena, assombrada pelo passado, sabe que o caminho de Ana a levou à Torre e a uma morte como adúltera.
__________________________________________________________________

Mais um livro sobre os Tudor de Philippa Gregory, pois fiquei fascinada com esta família desde que li “Duas Irmãs, Um Rei”.
Este livro é narrado, alternadamente por Jane Bolena, Ana de Clèves e Catarina Howard, com um intervalo de tempo de cerca de 3 anos.
Vamos acompanhando a vida na corte e do temperamento de Henrique VIII com os testemunhos destas três mulheres. Jane e Catarina são movidas pela ambição, sede do poder e bens materiais, no entanto a jovem Catarina, é um pouco naif, pois deixa-se manipular facilmente pelo Duque de Norfolk, seu tio e também de Ana Bolena. Por sua vez, o interesse de Ana, é tentar fugir ao controlo do seu irmão, sendo uma jovem muito bondosa.
No entanto, Henrique sempre foi um jovem mimado, e com a idade, o seu feitio agrava-se, sendo temido por todos e fazendo as suas próprias leis conforme mais lhe agrada. Esta é uma corte cheia de intrigas, pessoas movidas pela ambição e poder.
Como é óbvio, eu já sabia detalhes da história…
Ana, a quarta mulher de Henrique VIII, é afastada, declarando, que o seu casamento é inválido, salvando assim a sua vida.
Catarina, passa de aia a quinta mulher de Henrique, no entanto é acusada de traição e acaba no cepo.
Henrique foi sem dúvida um homem de temer, pois das suas seis esposas, apenas duas lhe sobreviveram…

5 comentários:

  1. Tenho este livro lá em casa para ler. A história dos Tudor cativou-me desde que vi excertos da série na RTP e li "Duas Irmãs, Um Rei" e, por isso, pretendo seguir-lhes os passos. A acrescer a isso, a autora tem uma maravilhosa escrita.

    ResponderEliminar
  2. Este é um dos que ainda não comprei da autora. Mas interessa-me bastante a história dos Tudor, por isso quando o apanhar a jeito, vai parar lá a casa :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou fã dos Tudor, e desta autora só me falta "A Espia da Rainha" q qq dia tb vai parar lá a casa.
    Em relação ao filme "duas irmãs um rei" foi uma desilução, pois tinha gostado bastante do livro.
    Qt à série, ainda não a vi...
    Tenho tb para ler outra autora sobre os Tudor...Robin Maxwell, em q li "o diário secreto de Ana Bolena" e tb gostei bastante =)

    ResponderEliminar
  4. Sobre a série dos Tudor, eu faço boicote à série! Não só trata os portugueses abaixo de cão, como inventa que uma inglesa casou com D. Manuel I ou D. João III, já não me lembro muito bem da data dos reinados mas é um deles será contemporâneo de Henrique VIII, o que não aconteceu porque os reis portugueses davam preferência a alianças matrimoniais com Espanha. Aliás, a única rainha de sangue inglês foi Filipa de Lencastre, que casou cerca de um século antes com D. João I.

    De resto, tenho curiosidade acerca destes livros, mas é para os requisitar na biblioteca...

    ResponderEliminar
  5. ola tita passa no meu blogue tens lá um miminho
    bjs

    ResponderEliminar