quarta-feira, 4 de março de 2009

Memória das Minhas Putas Tristes - Gabriel Garcia Márquez


Narra a história de um nonagenário cronista e crítico musical que, em seu aniversário de 90 anos, pretende presentear a si mesmo com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Porém, ao vê-la dormindo, não tem coragem de acordá-la e se apaixona por uma garota adormecida. O romance mostra como um idoso teve sua vida tomada pelo medo do amor, e aos 90 anos descobre o verdadeiro prazer da vida.
Fonte Wikipédia
__________________________________________________________________________________

É a história de um velho cronista, que ao longo dos seus 90 anos, sempre pagou para fazer sexo, mesmo a mulheres que não tinham este "oficio". Na ocasição dos seus 90 anos, decide oferecer a si próprio uma noite com uma jovem virgem, tendo para tal contactado, uma velha conhecida sua, dona de uma casa de meninas.
Assim, conhece Delgadina (como lhe passa a chamar), uma jovem pobre, de 14 anos apenas. No entanto, não tem uma relação física com a jovem, por o seu contacto com ela passa por a observar e conversar, enquanto ela dorme, nua.

Penso que a principal mensagem do livro, é sobre a importância do amor. Pois, este velho, de 90 anos, que durante a sua vida teve relações sexuais com muitas mulheres, e que só quando conheceu Delgadina é que se conhece o amor.

Quanto ao livro em si, tenho que dizer que não gostei e só o decidi acabar por ser um livro muito pequeno, senão, acredito que teria ficado a meio. A história não me cativou e a escrita saturou-me. Ao longo do livro, contam-se pelas mãos, os diálogos, da forma como estou habituada, ou com os habituais travessões (-). O autor, escreve as falas sempre tudo seguido, do género:
eu disse-lhe que blá, blá, blá. Fulana tal respondeu-me que blá, blá, blá.

Portanto, não tenciono, nos tempos mais próximos ler Gabriel Garcia Márquez e penso "ainda bem que comprei a edição de bolso"...

8 comentários:

  1. Se não gostaste do estilo das falas no meio do texto, não te aconselho a ler Cormac McCarthy... e parece que o Saramago também escreve assim. Sinceramente, já li alguns livros assim e depois da estranheza habitual acabei por me habituar ;)

    ResponderEliminar
  2. Realmente não gostei Canochinha, espera algo diferente, não sei bem o quê, mas tinha ouvido falar muito bem do Gabriel Garcia Márquez. No entanto, senti que tinha levado com um balde de água fria em cima :(
    Quanto a Saramago, tive uma tentativa falhada, não passei da 1ªpág do "Evangelho Segundo Jesus Cristo" *blush*

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada do GGM porque, uma vez, quando peguei num livro dele, me pareceu extremamente pesado. Ainda estou a ganhar coragem, acho.

    Estás com um ritmo de leitura alucinante.

    Conto ler o livro que lês de momento muito em breve. Fico à espera da tua crítica.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da tua opinião sincera... parece-me que este é daqueles autores que nunca ninguém se atreve a dizer que não gosta... Eu não posso dizer, porque nunca li, mas posso-te confessar que não tenciono ler ;)

    ResponderEliminar
  5. Cristina, até fico envergonhada por causa do meu ritmo...mas tb me habitei a ler todos os dias à noite e passei tb a trazer o livro para ler à hora de almoço...talvez seja por isso...e o facto de ter vários por ler tb motivo a ler cada vez eheheh

    Ana, pois é, mais sincera do q isto era díficil. Nunca tinha lido nada de GGM, e já tenho uma colega q gosta bastante do autor, daí ter experimentado. Mas realmente não faz o meu género...como tu disses "não é a minha praia" =D

    ResponderEliminar
  6. Uau! Que crítica feroz! :)

    Olha, deixei-te um miminho no meu blog! bjinho

    ResponderEliminar
  7. Argas, querida, não gostei mesmo do livro e como esperava algo mais...saiu isto =P
    Vou já cuscar ;-)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Eu li e gostei por acaso.. Se bem k não voltei a ler mais nada dele ainda.. Achei levezito o livro, de fácil leitura :).. Mas gostos... são gostos mesmo...
    bjinhus querida

    ResponderEliminar