sexta-feira, 6 de março de 2009

O Segredo da Casa de Riverton - Kate Morton


Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?

Verão de 1924
Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.

Inverno de 1999
Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta. Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente. Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor.
_____________________________________________________________

As recordações de Grace começam a surgir, quando é contactada por uma jovem realizadora americana, interessada em contar a história da família Hartford e do suicídio do poeta R. S. Hunter. Então, Grace, decide gravar as suas memórias em cassetes que envia para o seu neto, que não vê há cerca de 1 ano.

Grace recorda a sua entrada em Riverton, com apenas 14 anos, a convivência com os 3 filhos de Sr. Frederick, a sua ligação com Hannah, a dor e perda causadas pela 1ª Guerra Mundial, e detalhes importantes da sua própria existência, e a verdade sobre a morte de Robbie Hunter.

Gostei bastante da história e da forma como está escrita, em que começamos em 1914 e vamo-nos encaminhando para a grande revelação. Senti-me que estava a viver noutra época, com costumes completamente diferentes dos actuais e devorei folhas atrás de folhas, curiosa com todos os mistérios presentes no livro.

Uma excelente e agradável leitura.

4 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste! Foi uma das melhores leituras do ano passado :)

    ResponderEliminar
  2. vou colocar um link deste teu comentário no meu blog, espero que nao te importes, boas leituras!

    ResponderEliminar