segunda-feira, 30 de março de 2009

A Outra Rainha - Philippa Gregory


Maria Stuart, Rainha dos Escoceses, está em prisão domiciliária em casa de Bess de Hardwick, recém-casada com o Conde de Shrewsbury, mas continua a lutar para recuperar o seu reino.
Maria é Rainha da Escócia mas foi forçada a abandonar o seu país e a refugiar-se na Inglaterra, governada pela sua prima Isabel. Nesta época, a Inglaterra é uma país com um protestantismo mal alicerçado, pressionado pelo poder da Espanha, da França e de Roma, e a presença de uma carismática governante católica pode ser perigosa. Cecil, o conselheiro-mor da Rainha Isabel, concebe então um plano para que Maria viva enclausurada com a sua cúmplice, Bess de Hardwick. Bess é uma mulher empreendedora, uma sobrevivente perspicaz, recém-casada com o Conde de Shrewsbury(o seu quarto marido). Mas que casamento resiste aos encantos de Maria? Ou à ameaça de rebelião que a acompanha a todo o momento? No sei cativeiro privilegiado, Maria tem de aguardar pelo regresso à Escócia e pelo reencontro com o filho. Mas esperar não significa nada fazer?
________________________________________________________________

Mais um livro sobre os Tudor, desta vez como palco central a Rainha Maria da Escócia. Confesso que não sabia praticamente nada sobre esta Rainha, e por isso foi um livro interessante.
Mais uma vez, temos um livro contado a três vozes: Maria, Bess e Jorge (Conde de Shrewsbury), e acompanhamos as suas perspectivas.
Maria, apesar de jovem, é uma mulher inteligente e lutadora, pois ao longo do seu cativeiro, ela esforça-se para alcançar a liberdade, apesar de às vezes, quanto a mim, os seus planos não são os melhores.
Por por lado, temos Bess, uma mulher que nasceu pobre, mas que durante toda a vida lutou para conseguir fazer fortuna.

Gostei do livro, no entanto, talvez devido às coisas que aconteceram durante esta semana, o balanço do livro não é dos melhores... se tivesse que o pontuar, daria um 3, numa escala de 5...

3 comentários:

  1. Por acaso, tenho visto algumas opiniões sobre este livro e parece que não é tão bons como outros da autora... mas nada como ler para comprovar :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, Canochinha, tb achei um pouquinho mais fracote no entanto valeu por alguns conhecimentos sobre a Rainha Maria dos Escoceses.

    ResponderEliminar
  3. Tita,
    olá, td bem? Onde vc comprou o livro? Ele ja foi lançado no brasil?

    ResponderEliminar