terça-feira, 31 de março de 2009

A Quinta dos Animais - George Orwell

“À primeira vista, este livro situa-se na linhagem dos contos de Esopo, de La Fontaine e de outros que nos encantaram na infância. Tal como os seus predecessores, Orwell escreveu uma fábula, uma história personificada por animais. Mas há nesta fábula algo de inquietante. Classicamente, atribuir aos animais os defeitos e os ridículos dos humanos, se servia para censurar a sociedade, servia igualmente para nos tranquilizar, pois ficavam colocadas à distância, “no tempo em que os animais falavam”, os vícios de todos nós e as suas funestas consequências. Em A Quinta dos Animais o enredo inverte-se. É uma fábula merecida por uma época a nossa época em que são os homens e as mulheres a comportarem-se como animais. O que ocorre no livro não é apenas a conversão dos porcos em homens. Porque Orwell escreveu nas últimas linhas que os animais que trabalhavam na quinta “olhavam dos porcos para os homens, dos homens para os porcos, e novamente dos porcos para os homens: mas era já impossível distingui-los uns dos outros.”.
Se os porcos se haviam tornado humanos, por outro lado nada distinguia os humanos dos porcos, e a fábula de Orwell encerra-se na circularidade deste percurso.
É acerca desta circularidade que cabe refletir.”

Do prefácio
____________________________________________________

Adorei! É um livro extraordinário, e a forma como Orwell retrata a sociedade de Estaline e este próprio, utilizando uma quinta de animais e um porco de nome Napoleão, é sem dúvida genial.

Os porcos, lideraram uma revolução contra os humanos que geriam a quinta (o Reis) e assumem o controlo da quinta. No início, trabalham seguindo os ideais de justiça e igualdade, liderados pelo porco Bola-de-Neve. Num segundo momento, Napoleão assume o controlo, expulsando Bola-de-Neve, e começamos a notar que é imposta uma ditadura na quinta, com mortes entre os animais, caso Napoleão se sentisse ameaçado, e em que se nota uma clara divisão de classes, representadas por cada um dos animais da quinta.

Não me vou alongar em mais comentários, pois não quero fazer nenhum spoiler… só posso aconselhar todos a lerem este pequeno mas grande livro =) sendo que esta edição é fantástica, tem um prefácio, uma nota do tradutor e dois apêndices final, muito bons… aconselho sem qualquer dúvida…

Deixo-vos com uma citação bastante curiosa:


“Todos os animais são iguais
Mas alguns são mais iguais
Do que outros”

6 comentários:

  1. Do George Orwell, ainda só li o 1984 que é, sem dúvidas, um dos melhores livros que já li. Quero muito ler este, que é também um clássico! :)

    ResponderEliminar
  2. Canochinha, depois deste livro, já coloquei o 1984 na minha whislist!
    É um livro genial mesmo =D

    ResponderEliminar
  3. O 1984 também está na minha wishlist

    Agora fiquei confusa... Este livro e "O Triunfo dos porcos" são o mesmo, não são?

    ResponderEliminar
  4. Sim, Ana, são o mesmo. Foi opção de edição. As primeiras edições sairam com o nome "O Triunfo dos Porcos", enquanto que nesta decidiram manter o nome original...não sei se também será de editoras diferentes. Gostei mt dessa edição e das notas q tem.

    ResponderEliminar
  5. ESTA BARIL AQUI TENS O MEU BLOG
    O MAR VERMELHO

    ResponderEliminar
  6. O 1984 é "O" livro cá de casa. Eleito como livro preferido do meu namorado e na minha top list, apenas atrás do estrangeiro.

    Este tb é bom, mas apesar de tudo um pouco atrás da obra prima.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar