domingo, 17 de maio de 2009

Lolita - Vladimir Nabokov



Humbert Humbert é um professor de meia-idade e Lolita, a filha da sua senhoria, é uma jovenzinha de doze anos perturbadoramente bela e provocante. Com estes elementos foi contruída a história da obsessão amorosa mais famosa do século XX, um apaixonante romance de amor que abala todas as consciências ao destapar a poderosa e «perversa» atracção que podem exercer as denominadas «ninfitas». Este itinerário desenfreado pelas estradas da loucura e da morte, que mergulha nas paixões humanas até as levar ao extremo, é também um retrato devastador dos Estados Unidos de meados dos anos cinquenta, com os seus horrores suburbanos e a sua triunfante subcultura.
___________________________________________________

Durante Abril/Maio, participei na leitura conjunta de Lolita no Fórum Estante de Livros. Foi a minha segunda experiencia do género e mais uma vez gostei =)
No entanto, este é um livro que foca um tema muito sensível… a pedofilia.

Acompanhamos a história, através de Humbert Humbert, que se encontra preso.
HH começa por nos contar a sua história, desde a sua infância, a morte da mãe, do relacionamento na adolescência por Anabela (que teve um fim trágico), até à sua idade adulta em que nos revela a sua atracão por ninfitas.
HH conhece Lolita quando se muda para Ramsdale, e fica hospedado em casa de Charlotte Haze e Lolita é a filha de 12 anos desta, e aos olhos de HH é sem dúvida uma ninfita. A história desenvolve-se e HH inicia uma relação com a jovem Lolita.
HH tenta desculpar-se e justificar a sua atracção e o seu comportamento, atribuindo a culpa a Lolita. Este, foi o ponto principal em que se centrou a discussão no Forúm, já que o livro não nos apresenta um verdadeiro culpado, mas sim um relato algo dúbio, criando um jogo que provoca o leitor a alterar constantemente a sua opinião sobre o que acontece.
Apesar de uma segunda parte mais parada, gostei do livro e da escrita, que me fez ficar agarrada ao livro até ao fim.

2 comentários:

  1. O tema é sem dúvida delicado... não sei sinceramente se conseguiria ler =)

    ResponderEliminar
  2. Ana, tens razão qd dizes que é um tema delicado, no entanto como foi uma leitura conjunta, acho q foi uma boa escolha, pois possibilitou uma boa troca de ideias.
    Mas tb não existe tanta detalhe de cenas com conteúdo sexual, como se pode pensar... é uma escrita q se foca mais no desejo, do q no próprio acto.
    No entanto, nunca "engoli" a personagem de HH, e para mim , é sem dúvida, um pedófilo.

    ResponderEliminar