segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Confessor - Daniel Silva

Munique: o escritor Benjamon Stern entra no seu apartamento e depara com um homem que vasculha os papéis da sua investigação e que dispara contra si. Moribundo, ouve o assasino murmurar umas palavras em latim, pegar nos papéis e sair. Veneza: Gabriel Allon, restaurador de arte, aplica cuidadosamente um toque de tinta ao Bellini e lê a mensagem que lhe entregam. Stern está morto, será que ele pode partir imediatamente? Com um suspiro, o agente da Mossad começa a arrumar os papéis. Vaticano: o padre pietro anda de um lado para o outro no jardim, a pensar nas coisas que descobriu, nos inimigos que irá fazer, na viagem que o espera. Haverá mortes. Não queria ser ele a fazer aquilo. Ao longo das três semanas seguintes, as viagens dos três irão cruzar-se, seguindo um trilho de segredos há muito enterrados e de actos indescritíveis que mudarão para sempre cada um deles. Bem como a vida de milhões de pessoas...
_____________________________________________________________

Tudo começa, quando em Munique, o professor Benjamin Stern, amigo de Allon, é assassinado, depois de ter começado uma investigação sobre a actuação da Igreja Católica durante o Holocausto. Assim, Allon volta ser chamado para resolver o caso.
Ao mesmo tempo, em Roma, o Papa Paulo VII, demonstra interesse em abrir arquivos secretos do Vaticano, o que causa mau-estar em facções do Vaticano – a Crux Vera. A organização, pretende eliminar o novo Papa, contratando “Leopardo”, um assassino a soldo.
O início do livro, custou-me um pouco, no entanto, chegando ao fim do livro, gostei, pois, relaciona a situação vivida pelo povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial e a posição da Igreja Católica relativamente ao holocausto; além de misturar uma boa dose de espionagem.

5 comentários:

  1. Este foi o primeiro livro que li de Daniel Silva e gostei bastante.

    ResponderEliminar
  2. Também foi o primeiro livro que li dele, mal foi publicado em Portugal. Acabei de o reler há umas semanas, e apesar de na 1ª leitura já ter gostado bastante do livro, na 2ª leitura gostei ainda mais! Acho o final particularmente bom e inesperado =)

    ResponderEliminar
  3. Pois, tb foi o meu primeiro... e por culpa da Bertrand, achei mesmo que seria o primeiro da série Allon.
    No inicio custou-me um bocadinho a entrar na história, mas depois a meio, não parei =)

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante. Só achei o final mto semelhante ao do Principe de Fogo. Impressão minha?
    De qualquer maneira, gostei muito do livro, e por isso do autor.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente Ricardo, já não sei dizer qual é o final de um e o final de outro =P
    Mas gosto bastante da série Allon.

    ResponderEliminar