quarta-feira, 10 de março de 2010

Orgulho e Preconceito - Jane Austen



Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de uma família da classe média rural, conhece Fitzwilliam Darcy, membro da alta sociedade mas de um orgulho desmesurado. As tensões aparecem rapidamente, alternando sensivelmente o idílico e pacífico mundo rural inglês, que se revela como uma sociedade rígida, em que abundam os preconceitos e na qual nem tudo é aquilo que parece. Neste romance de formação, os protagonistas devem madurar e aprender dos seus erros para poderem encarar o futuro, separando o orgulho da classe de Darcy e os preconceitos de Elizabeth.
___________________________________________________________

ste foi o primeiro livro que li de Jane Austen e adorei. Não conhecia a história, pois apesar das várias adaptações que já foram feitas, nunca vi nenhuma. É sem dúvida um clássico que todos deveriam ler.
Adorei a forma como é escrito, como nos são apresentadas as personagens, as tradições da época. Foca a diferença de classes, mostrando-nos os preconceitos que existiam, como também a forma orgulhosa que algumas personagens demonstram ter - ou não se chamassem o livro "Orgulho e Preconceito".
Mas vamos a um breve resumo da história. O casal Bennet tem 5 filhas, mas todas elas diferentes, sendo que as duas mais velhas - Jane e Elizabeth - herdaram do pai a sua sensatez, enquanto as restantes têm uma personalidade mais fútil, carácter mais explorado na Lydia. A par desta família temos mais uma série de personagens, nomeadamente de uma classe mais rica, como Mr Bingley e Mr Darcy.
O romance passa-nos ainda a ideia que muitas vezes as aparências iludem e que nos podemos enganar nas primeiras impressões a respeito de alguém.
Será um livro a reler e fiquei com muita curiosidade a respeito de outros livros da autora, já para não falar de quer ver algumas das adaptações que foram feitas.
Um conselho, se não leram o livro ainda… deitem mãos à obra =)

1 comentário:

  1. Já li, na língua original, e foi de uma leitura muito agradável, tipicamente clássica - e talvez demasiado romanceada para o meu gosto - mas ainda assim agradável e com muito valor. :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar