terça-feira, 23 de março de 2010

Pássaros Feridos - Colleen McCullough

Mais um livro da colecção da revista Sábado que comprei depois de ter lido tantas opiniões positivas e tenho a dizer que não me desiludi.
A história gira em torno do clã Cleary, acompanhando cerca de 50 anos desta família. Paddy e Fee têm uma série de filhos, entre os quais Meggie é a única rapariga.
Em 1915 a família Cleary mora na Nova Zelândia, no entanto passado algum tempo muda-se para a Austrália, para uma fazenda, a qual a irmã mais velha de Paddy é dona. É aí que Meggie conhece o padre Ralph, e começa a desenvolver uma relação de amizade, no entanto à medida que Meggie cresce, apaixona-se por Ralph e este por ele. Mas Ralph é ambicioso e não pretende abandonar os seus votos.
Ao longo das páginas acompanhamos a vida de três gerações de Cleary: Paddy e Fee; os seus filhos; Justine e Dane (netos de Paddy e Fee). Em que a forma como as personagens se ligam entre si e a "terra", as consequências das suas decisões, como ao fim e ao cabo os erros que uma geração cometeu, podem ser idênticos aos da geração seguinte, e como à partida personagens diferentes são afinal mais parecidas do que se julga.
A forma como os cenários são descritos, como o calor e as paisagens, fazem-nos sentir que estamos na Austrália, com todo aquele pó e calor. As personagens torna-se nossos amigos em que nos alegramos e emocionamos com eles, tal é a forma que nos sentimos próximos deles.
Gostei muito da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário