domingo, 20 de junho de 2010

As Noites das Mil e Uma Noites - Naguib Mahfouz


Inteligente e engenhosa conjugação que começa no dia seguinte ao final de As Mil e Uma Noites, quando o vizir Dandan é informado de que a sua filha, Xerazade, salvou a vida encantando o sultão com histórias maravilhosas. Mas Xerazade está preocupada porque não se fia do seu marido, que é capaz de voltar a exercer a violência sobre todos os que o rodeiam. Também não há na cidade medieval islâmica que rodeia o palácio, transbordante de almas angustiadas. Muitas delas, como o devoto xeque Abdullah al-Balkhi, esforçam-se por alcançar um alto nível espiritual, mas poucos o atingem, especialmente quando intervêm génios e anjos, que geram as mais diversas intrigas e aventuras.
__________________________________________________

Este é mais um livro que saiu com a Revista Sábado e comprei-o mesmo sem ler a sinopse.
Ao iniciar a leitura, julgava que íamos acompanhar as histórias que Xerazade conta ao sultão Shahriar, mas afinal estava enganada, pois o livro começa precisamente no dia seguinte a Xerazade terminar de contar as suas histórias. O sultão fica tão maravilhado que lhe poupa a vida, e apesar desta acto, Xerazade continua a sentir que não pode confiar totalmente no sultão, pois ele era um homem sedento de vingança e sangue.
Ao longo do livro, vamos acompanhando o que se passa na cidade islâmica, acontecimentos recheados de génios, crimes e estranhos casos de amor.

Talvez por esperar algo diferente do livro, não foi capaz de me "prender".

2 comentários:

  1. Olá Tita!
    O teu blog é lindo!! :)

    Gostava de ler a verdadeira história d'As Mil e Uma Noites...mas não sei qual é o autor, nem onde encontrar o livro. E por saber que há vários livros com temas e títulos semelhantes, mas histórias diferentes...nunca arrisquei comprar nenhum.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Laelany, obrigada pela tua visita e pelo teu elogio!

    Até ter lido este livro, não me tinha apercebido que este não era o "original". Se entretanto descobrir o nome do autor, digo-te ;)

    Obrigada e boas leituras tb para ti =)

    ResponderEliminar