sábado, 12 de junho de 2010

O Terceiro Segredo - Steve Berry


As revelações de Fátima, num romance controverso, chocante e explosivo.
Explosivo tanto no ritmo como nas suas revelações, O Terceiro Segredo é um thriller extraordinário onde o autor aborda algumas ideias mais controversas do nosso tempo numa viajem alucinante pela história da Igreja e o futuro da religião.
_____________________________________________________________________

Tudo começou em 1917 quando a Virgem Maria se revelou em Fátima a Lúcia, Jacinta e Francisco. Estas aparições ocorreram 6 vezes, sempre no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo local, entre Maio e Outubro. Numa das aparições foram transmitidos às crianças três segredos, em que dois deles foram divulgados alguns anos depois, enquanto que o terceiro foi só contado às raparigas, que se recusaram a divulga-lo.
A irmã Lúcia, nos anos 40, escreveu o segredo e guardou-o num envelope, que foi lacrado, e enviado para o Vaticano, onde apenas o Papa teria acesso. Em 2000, o Papa João Paulo II ordenou que fosse revelado, no entanto Clemente XV (o Papa que substitui João Paulo II) continua obcecado com o terceiro segredo.
Assim, o secretário do papa, Colin Michener, parte à Roménia, em busca do padre que traduziu o terceiro segredo, após este ter enviado uma carta a Clemente.
É a partir deste ponto que a acção começa a verdadeiramente a desenrolar-se e em que o leitor anseia por descobrir a verdade que está por detrás do terceiro segredo de Fátima.
Paralelamente à busca de Colin, vamos tendo detalhes sobre o funcionamento do Vaticano, dos conclaves e alianças que se fazem.
Achei o muito interessante, com questões muito pertinentes, tais como, aborto e casamento dos padres, e diálogos sobre a modernização de igreja.
Na parte final temos um ritmo verdadeiramente alucinante de acontecimentos que nos faz não querer largar o livro até não acabarmos.
Segue-se "O Legado dos Templários" também do mesmo autor.

2 comentários:

  1. Estou a ver que estiveste numa fase "Steve Berry" =)

    O Terceiro Segredo foi o 1º livro que li dele, e surpreendentemente aquele que menos gostei... Tenciono relêr qualquer dia para ver se a minha opinião muda, pois às vezes o facto de gostarmos mais ou menos de um livro depende imenso da altura em que o lemos =)

    ResponderEliminar
  2. Pois foi, resolvi ler os 3 livros de Steve Berry que tinha em casa todos de seguida, agora é ver quando compro os restantes, pois gostei muito =)

    ResponderEliminar