quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie



Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenera o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Agora, que as trágicas notícias sobre a sua morte apontavam para um suícidio por overdose, eram muitas as perguntas que pareciam não ter resposta. Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas sobre o caso, Ackroyd ver-se-ía envolvido num homicídio brutal: o seu! O Dr. Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detective reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho era nem mais nem menos que o belga Hercule Poirot...
_________________________________________________________________

Este é o terceiro livro que leio de Agatha Christie e cada vez gosto mais.
Este livro é narrado na primeira pessoa, mas não por Poirot, mas sim por um médico da aldeia local, o Dr. Sheppard.
Poirot tem uma mente brilhante, em que todo e qualquer pormenor é importante para descobrir o verdadeiro culpado e o motivo do assassínio.
Mais uma vez, são-nos apresentadas uma série de personagens, em que cada uma delas poderá ter tido motivos e oportunidade para assassinar Mr Ackroyd, e bastaria que puséssemos as nossas "celulazinhas cinzentas a funcionar ", tal como é referido várias vezes por Poirot.
A descoberta do verdadeiro assassino por parte de Poirot é simplesmente inesperada, pelo menos para mim foi uma verdadeira surpresa.
Agatha Christie está-se a tornar numa das minhas escritoras preferidas e quero ir lendo mais livros e ir fazendo aos poucos esta magnifica colecção.

2 comentários:

  1. Quando o li, também foi uma verdadeira surpresa!

    Agatha Chrisite está igualmente a tornar-se numa das minhas escritoras preferidas, apesar de os livros terem uma estrutura semlhante, têm-me surpreendido sempre!

    ResponderEliminar
  2. Agatha Christie é daquelas escritoras eternas e fantásticas. Era tradição comprar um ou dois livros dela (daqueles que traziam, pelo menos, 2 histórias) em cada feira do livro na avenida de Loulé :) .
    gosto imenso, mas não leio nada dela desde a adolescência. Tenho que recomeçar :).
    Boas leituras

    ResponderEliminar