segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As Regras de Moscovo - Daniel Silva


A morte de um jornalista leva Allon à Rússia, onde descobre que, em termos de arte de ofício de espionagem, até mesmo ele tem alguma coisa a aprender. Agora está a jogar segundo as regras de Moscovo. E na cidade existe uma nova geração de estalinistas que conspiram para reinvindicar um império perdido e desafiar o Domínio global de um velho inimigo: os Estados Unidos da América. Um desses homens é Ivan Kharkov, um antigo coronel do KGB que construiu um império de investimento global sobre os escombros da União Soviética. No entanto, escondido no interior desse império está um negócio lucrativo e mortífero. Kharkov é um negociante de armas - e está prestes a entregar as armas mais sofisticadas da Russia à al-Qaeda. A não ser que Allon consiga descobrir a hora e o local da entrega, o mundo irá assistir aos ataques terroristas mais mortais desde o 09 de Setembro - e o tempo está a passar muito depressa. Cheio de prosa rica e de reviravoltas na trama de cortar a respiração, o livro é simultaneamente um entretimento superior, uma cáustica história exemplar sobre as novas ameaças que estão a aparecer no Leste - e o melhor romance de Silva até ao momento.
__________________________________________________________________

Mais um livro de Daniel Silva, em que Gabriel Allon volta a ser protagonista. Mas ao contrário do que Daniel Silva nos tem habituado, desta vez a história não foca o conflito entre Israel e Palestina, mas sim sobre a espionagem russa.
Desta vez, o inimigo de Allon é o milionário russo Ivan Kharkov, que para além de ser ex-agente do KGB, dedica-se ao tráfico de armas e prepara-se para fazer um grande negócio com a Al-Qaeda.
Tenho que dizer que os livros do Daniel Silva nunca me desiludem e que cada vez mais me faz ficar mais fã, quer do autor, quer da personagem. Os cenários são sempre muito bem construídos e nota-se que o autor tem um grande conhecimento sobre os assuntos que explora nos seus livros, ou pelo menos consegue-me convencer =)
N’ “As Regras de Moscovo” temos uma imagem muito real da Rússia, com todas as pressões a que os jornalistas são sujeitos e as regras pelas quais a sociedade se rege.
Outro ponto que se nota ao ler os livros Allon, é a evolução do próprio personagem, que cada vez mais se quer dedicar ao restauro e à sua mulher e espero que um dia, Daniel Silva, dê o merecido descanso ao Allon e que este se passe a dedicar quase em exclusivo à arte.
É já brevemente que é finalmente publicado em português “O Desertor”, que volta a juntar Allon e Kharkov e o qual conto comprar brevemente. E espero que a Bertrand edite brevemente o “The Rembrandt Affair”, e que não tenhamos que esperar tanto tempo como esperámos pelo “As Regras de Moscovo”.

4 comentários:

  1. O_Segredo_Boas_Decisoes.pdf (73.55 MB)

    http://www.filesend.net/download.php?f=ac9cca46d1f707ef77b4e126dea1b986

    ResponderEliminar
  2. LInda, tu les todos os livros que falas nos teus posts?

    Acho muito interessante se o fizeres!Podiasme recomendar uns!

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Sim, Rach, depois de ler os livros, faço um post com a minha opinião sobre eles.
    A leitura é o meu hobbie preferido =)

    Para te recomendar alguns, preciso de saber se tens algum género literário preferido?
    Entretanto acabaste-me de dar uma ideia, acho que vou fazer um post sobre algumas sugestões de leitura =)

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Faço parte dessa grande comunidade que é o BookCrossing e hoje acabei de me inscrever num BookRing de um livro do Daniel Silva, "O Confessor". Ainda não li nada deste escritor, mas as criticas que leio sobre ele são excelentes.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar