sábado, 2 de abril de 2011

A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia - Selma Lagerlöf


Há viagens de aventuras, viagens de estudo, viagens de negócios. E outras ainda. Há viagens felizes e infelizes. Viagens em que se enriquece, viagens em que se morre de saudade. E há esta, a de Nils, um jovem agreste, que por uma teia de acasos cavalga um ganso doméstico num voo migratório de um bando de patos selvagens à Lapónia.
_________________________________________________________________

Este livro serviu de inspiração para uns desenhos animados, com o mesmo nome, que passaram na televisão algures nos anos 80. Confesso que adorava (e adoro) desenhos animados, e sei que os devo ter visto, no entanto não tenho qualquer recordação.
Mas voltando ao livro, que é por isso que aqui estou. Comprei-o por ter sido recomendado por um amigo, na feira da Fundação, que fui em Janeiro.
Como o título sugere, acompanhamos Nils, que após ter sido “reduzido” de tamanho, viaja com um ganso, na companhia dos patos-bravos, através da Suécia. Vamos seguindo todo o seu percurso até à Lapónia e de volta a casa, em que enfrentam uma série de perigos, e conhecendo várias animais que se vão cruzando com Nils e o bando de patos-bravos. Temos também hipótese de conhecer um pouco mais sobre as lendas da Suécia.
Gostei da história, mas tenho que confessar que me custou muito chegar à página 100, talvez por andar muito cansada, pois não conseguia ler mais do que 2 folhas por dia, o que para mim é muito pouco. E como o livro me foi recomendado, julgo que iniciei a leitura com as expectativas altas demais.
Julgo que para que ainda se possa lembrar da série de desenhos animados, é capaz de se sentir mais preso à história do que eu.

Aproveito para deixar o genérico que encontrei no You Tube. Alguém se recorda?

Sem comentários:

Enviar um comentário