domingo, 3 de abril de 2011

O Feitiço - Charlotte Brontë


O Feitiço é ao mesmo tempo gracioso, ousado e poderoso. É, sem dúvida, um romance de época, de todas as épocas — da nossa também. Merece ser lido e apreciado, descoberto em todas as suas dimensões. E merece ser recordado. Como uma memória bonita para as noites de Inverno.
Quando é declarada a morte do infante Marquês de Almeida, os reinos de Wellingtonsland e Angria ficam privados do seu herdeiro. Ansiosos por garantir a segurança futura das nações, os conselheiros do Rei sugerem-lhe que nomeie o seu sucessor — e quando o próprio Rei sucumbe a uma doença misteriosa e que o deixa em risco de vida, a necessidade torna-se ainda mais crucial. Porém, este, mantém-se estranhamente imperturbável. A confusão dá lugar à intriga política quando os que lhe estão mais próximos se interrogam sobre o que ele realmente sabe e quem são, ao certo, as misteriosas personagens que o rodeiam.
__________________________________________________________________

Comprei este livro na Feira do Livro de Lisboa o ano passado, a preço de saldo, pois queria ler mais obras das irmãs Brontë.
Quanto ao livro em si, achei-o confuso, com muitas personagens, em que tenho que dizer que me ia perdendo sobre quem era quem. Vamos tendo também uma alternância de narradores, que também me fez sentir perdida, pois parecia que tão depressa era uma personagem feminina, como depois era uma masculina (isto no mesmo capitulo).
Quanto à história, também não achei nada de especial, pois basicamente são-nos relatados episódios onde podemos ir verificando as alterações de humor e de personalidade da personagem. Sendo que no final nos é desvendado o mistério, mas que achei algo previsível pois ao meio descobri o dito cujo.
Talvez por ter sido um livro que Charlotte escreveu ainda na adolescência, ainda não nota grande profundidade na escrita.

3 comentários:

  1. Nunca li "O Feitiço", mas talvez tenhas razão. Por ter sido escrito na adolescência, pode não ter profundidade em muitas coisas.
    Eu estou a ler "Jane Eyre" pela segunda vez e se há coisa que existe neste romance é profundidade! Principalmente no que toca à caracterização interior das personagens. É o meu livro preferido de sempre! ;)

    ResponderEliminar
  2. Diana, li "Jane Eyre" o ano passado e adorei. Talvez tenha sido por isso que ainda me senti mais desiludida com "O Feitiço".

    ResponderEliminar
  3. Ai, impossível de achar em português :/ haha

    ResponderEliminar