quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Filha do Rei - Barbara Kyle



A Filha do Rei é o segundo volume da série Thornleigh e, tal como o primeiro livro da autora publicado em Portugal, A Aia da Rainha, é um romance histórico situado no tempo de Henrique VIII. O novo romance de Barbara Kyle passa-se na Inglaterra dos Tudor, durante o reinado de Maria I, a rainha sanguinária (Bloody Mary, em inglês) e revela dados inéditos sobre este conturbado período da história europeia. No livro, a autora levanta a possibilidade de a soberana ter queimado os ossos de Henrique VIII, seu pai, criando assim a dúvida se de facto este está sepultado onde se crê estar. Rico em detalhes de uma época pródiga em episódios e personagens fascinantes, A Filha do Rei não poupa o leitor a imagens cruas e impressionantes sobre o cárcere de famílias inteiras, sobre alianças maquiavélicas em torno do poder e sobre a luta de uma mulher pelo futuro de uma nação...
                                     Isabel I.
 _____________________________________________________________



Depois de ter lido “A Aia da Rainha” fiquei à espera que surgisse a oportunidade de comprar e ler o segundo volume.
Tal como no livro anterior, o título poderá ser algo enganador, pois julgamos que a história gira em torno da Rainha Maria, no entanto, serve apenas como pano de fundo.
Acompanhamos Isabel Tornleigh, filha das personagens principais do livro anterior, e que, sem saber o passado dos seus pais, também tenta ajudar os hereges, paralelamente, Isabel tenta também salvar o seu pai, com a ajuda de Carlos Valverde.

Apesar de nos apresentar os principais momentos de rebelião de Thomas Wyatt, a religiosidade de Maria, o ambiente que se vivia em Londres, não consegui sentir muita empatia por Isabel Tornleigh e achei que a história custava a desenrolar. Só nas últimas 150/200 páginas, é que achei que melhorava.

Não sei se terei escolhido mal a altura para o ler, se está efectivamente abaixo d’ “A Aia da Rainha”, mas foi um livro que não me “encheu as medidas”.


1 comentário:

  1. A série de livros pareceu-me bem. Vou metê-los na minha lista de compras. ^^

    ResponderEliminar