segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A História Interminável: Michael Ende

A História InterminávelA História Interminável by Michael Ende
My rating: 5 of 5 stars

Assim que comecei a ler, imagens do filme que vi há tantos anos vieram logo à cabeça.
Haverá algo melhor do que ler um livro sobre livros?
Neste caso, acompanhamos Bastian, que ao fugir de outros rapazes entra numa livraria e se depara com o dono. Quando este se ausenta, Bastian sente uma grande atracção pelo livro que estava a ser lido e inexplicavelmente acaba por o roubar. E assim, Bastian ainda sem saber, já fazia parte da "História Interminável".
A escrita é quase musical, com descrições muito vividas e que nos faz sentir que estamos também dentro da história. E com tantas histórias dentro da própria história.
A minha edição tinha alguns erros de edição mas algo que achei muito interessante foi a cor das letras. Sim, leram bem, o texto está escrito a cores diferentes. O texto alterna entre o verde escuro quando estamos em Fantasia e a vermelho escuro quando estamos no "mundo real".
Acho que não nos consigo transmitir o que achei do livro mas foi um bom regresso ao passado (através de cenas que me lembro do filme). E apesar do toque mais juvenil do livro, senti que foi uma leitura mágica e que nos transmite mensagens importantes tais como: a força da amizade e de acreditarmos em nós próprios.
Gostei mesmo muito!!

Entretanto descobri que existem 3 filmes baseados no livro e eu apenas vi o primeiro!

4 comentários:

  1. Ja liesta ha bastante tempo e lembro de gostar, ams tambem me lembro de ser a primera vez que me apercebi que e' possivel o filme ser melhor do que o livro (blasfemia!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex por acaso não acho que o livro seja inferior ao filme mas já vi o filme há muito tempo.

      Eliminar
  2. Nunca li o livro mas realmente acho que deve ser uma leitura muito nostálgica:)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro veio para a minha estante porque uma tia da minha mãe desfez-se de alguns livros e acabei por trazer alguns, entre os quais este. Mas tens razão, foi uma leitura nostálgica =)
      Beijinhos

      Eliminar