segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Rapariga que Roubava Livros: Markus Zusak

A Rapariga Que Roubava LivrosA Rapariga Que Roubava Livros by Markus Zusak
My rating: 5 of 5 stars

Li este livro pela primeira vez em 2008 e sei que adorei o livro. Entretanto quando soube que ia haver uma adaptação, soube que antes de o ver, teria que reler o livro e se na altura dei 5 estrelas a esta história magnifica, hoje volto a atribuir a mesma classificação.

Num subúrbio de Munique, durante a 2ª Guerra Mundial, acompanhamos Liesel Meminger, que acabou de perder o irmão e a mãe deixou-a com o casal Hans e Rosa Hubermann e é narrada pela Morte.

A Morte é uma narradora diferente, que apesar do tom mais impessoal do seu dever, consegue ser também meiga e cativante, havendo uma afirmação logo no início que nos dá a conhecer um pouco do carácter desta narradora tão peculiar: "Posso ser amável. Agradável. Afável. E isso só nos A’s".
Liesel é também outra das personagens que me agradou, que apesar de todas as dificuldades mostra-nos que ter uma força incrível e o quanto a amizade é importante. Rudy Steiner é o melhor amigo de Liesel e é também um doce de criança e apesar de a Morte nos contar o seu destino, para nos prepararmos, não podemos deixar de sentir um aperto no coração no final.
De salientar também os pais adoptivos de Liesel. Hans é uma personagem que nos cativa, um homem sensível e com um enorme coração. E Rosa tenta esconder-se como uma mulher "dura" mas no fundo tem um bom coração, que se preocupa com os outros e com os que ama.
De salientar, por último, Max Vanderburg, o judeu que foi acolhido pelos Hubermann, onde vemos o medo e desespero dos judeus, e que forma um laço de amizade muito especial com Liesel.

Uma historia bela, sobre amizade, a infância e as consequências da guerra, onde encontramos a felicidade nas pequenas coisas e que poderá estar sempre ao nosso alcance sem nos apercebermos.
Um livro bem construído, com personagens tão reais e cativantes, com uma força das palavras que nos envolve, com momentos que nos marcam e uma narradora especial.
Poderia dizer muito mais mas faltam-me palavras para descrever o quanto o livro me tocou. E estou certa que o vou reler muito mais vezes.
Recomendo sem reservas!!

Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
BookBingo Categoria Releitura

Agora aguardo pelo filme!

2 comentários:

  1. Olá,

    Sem duvida um livro fantástico e muito cativante, altamente recomendado :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha, é bom saber que cada vez mais há pessoas que recomendam o livro =)
      Bjs

      Eliminar