sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pergunta da Semana - Leitura

A Sara d' O Cantinho da Neptuno criou esta rúbrica e ocasionalmente costumo responder no blogue dela.
Mas achei que a resposta desta semana merecia um pouco mais desenvolvimento do que se apenas respondesse no blogue da Sara.



A quem ou a quê devem este gosto? 
Quem ou que livro vos fez gostar de ler?


Conta a minha mãe que quando eu era pequena, para comer, ela lia-me as histórias "Tip e Tap e o Porquinho" e "Tip e Tap e o Galo" e tantas vezes que quando tentava saltar páginas, eu já não deixava pois já sabia a história de cor.

Depois foram os Livros Recordados da Majora (lembro-me de irmos à mercearia perto do local onde morávamos e da minha mãe mos ir comprando) , os livros da Colecção "As Crianças e a Fábula" que foram comprados na primeira vez que fui à Feira do Livro de Lisboa e até o Bolinha.  (Coloquei os links para o album que tenho no Flickr com os livros referidos)
Durante a primária, fui lendo os livros da "Uma Aventura" e alguns que d' "Os Cinco", "Patrícia", e alguns dos poucos livros que eram da minha mãe, mas sei que não era muito regular, e talvez por volta dos 11 anos acabei por abandonar a leitura.
Foi então, quando devia ter uns 13 anos, quando o meu pai me ofereceu o primeiro volume d' "As Brumas de Avalon" - A Senhora da Magia - e se no início olhei para o livro a pensar "mas afinal qual é a história do livro?", quando terminei, perguntei quando é que ele me oferecia os seguintes volumes.

Assim, foi pela iniciativa da minha mãe me ir lendo e comprando livros infantis que em pequena comecei a gostar de livros e de histórias, tendo sendo "A Senhora da Magia" a despoletar, na fase da adolescência, o prazer da leitura.


EDIT:
Entretanto já sei como colocar as fotos directamente através do Flickr e são estes livros que mencionei:
 
  

4 comentários:

  1. Mais uma vez muito obrigada Tita! No início, este era o meu objectivo, que a Pergunta da Semana fosse mais além, mais além do meu blog. E fico contente que isso tenha acontecido pela tua mão. :)
    E deve ser muito bom ter os incentivos para a leitura dentro da tua família e ter tais memórias. Também gostaria que fosse assim comigo, mas cá em casa sou a única fã de leitura (Já ouviste a frase "Lês livros a mais"?). Felizmente isso nunca me impediu de continuar este nosso vício tão bom :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada eu pelas perguntas interessantes que colocas sempre e vou passar a responder mais vezes. Aliás, e sendo o teu objectivo, que a Pergunta da Semana vá mais além do teu blog, vou passar a responder aqui no meu =)
      Sim, foi bom ter incentivos à leituras mas também vou a pessoa que leio mais. A minha irmã parece que é alérgica a livros, o meu irmão lá vai lendo mas um estilo bem diferente do meu, a minha mãe lia também um pouco mas com a idade diz que assim que começa a ler, adormece (além de que chega bastante cansada do trabalho).
      Oh sim, já ouvi essa frase e também "Não achas que tens livros a mais?" *suspiro*
      E ainda bem que não terem quem te incentivasse, não te impediu de gostar de ler. E sim, é um vício tão bom =D
      Beijinhos **

      Eliminar
  2. Também tive sorte em ter pais que sempre me incentivaram a ler. O meu pai era um ávido leitor em criança e jovem e sempre me recomendou imensos livros (ainda me recomenda) e a minha mãe lê muito agora. Eu acho que li toda a secção infantil e juvenil da biblioteca da minha cidade:P A partir do 10ºano passei a ler muito menos e na faculdade acho que só li a trilogia das Jóias da Anne Bishop:P Estou feliz por ter voltado a ler mais frequentemente (desde que comecei a trabalhar há cerca de 3 anos) e tenho muitos livros para pôr em dia:D Beijos

    P.S.: Adorei as fotos! Tanto os livros como as bonecas e pin y pon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Foi bom terem-me incentivado na entrar na leitura e tornei-me na pessoa da minha família que lê mais =D
      OMG a trilogia das Jóias Negras é tão boa!!! É uma das minhas preferidas.
      Uma pessoa quando começa a trabalhar, começa também a comprar muito mais *mete o dedo no ar*
      Outro dos meus vícios (agora tem estado adormecido) são os brinquedos e há uns 4/5anos ainda comprei pin y pon antigos =D
      Beijinhos**

      Eliminar