quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Filme da Semana #6 - 12 Anos Escravo

Ficha no IMDb aqui
Estreou em Portugal a 2 Janeiro 2014


Baseado na história verídica de Solomon Northup, um negro livro de Nova Iorque que é raptado e vendido como escravo. Ao longo de 12 anos, Solomon enfrenta a crueldade de um esclavagista, trabalhando numa plantação de algodão, esforçando-se para se manter vivo, até que conhece um abolicionista canadense que o vai ajudar.
Um filme duro, realista, com cenas cruel e chocantes, capazes de nos fazer sentir um murro no estômago, da forma como os negros eram explorados, e como esclavagistas vêm os escravos como sua propriedade e não como seres humanos.
Com prestações incríveis e que tornam o filme ainda melhor. Chiwetel Ejiofor com um incrível Solomon Northup, que nos atinge com a força do seu olhar; Michael Fassbender como o cruel dono de escravos; Lupita Nyong'o como a escrava maltratada Patsey; Brad Pitt e  Benedict Cumberbatch como menor destaque mas igualmente importantes; e não menos importante Paul Dano, que representa, sem defeitos, um desprezível capataz.
De destacar ainda a magnifica banda sonora, que se encaixa perfeitamente durante a história.
Não é só a história de um homem, é muito mais que isso. Sobre racismo, escravidão, brutalidade e a forma passiva como a sociedade encara as regras impostas.
É um filme cru, pesado e muito duro, que nos faz querer revoltar contra os esclavagistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário