quarta-feira, 26 de março de 2014

Os Despojados: Ursula K. Le Guin

Os Despojados, Vol. 2Os Despojados, Vol. 2 by Ursula K. Le Guin
My rating: 4 of 5 stars

(Opinião sobre os 2 volumes)

Já li de Ursula K. Le Guin, o ciclo Terramar, que adorei, e portanto tinha bastante curiosidade em ler Os Despojados.

A acção desenrola-se em dois planetas - Anarres e Urras - em que Urras é muito parecido com a Terra, com recursos naturais, com trocas monetárias e marcado por conflitos, enquanto Anarres é um planeta com um terreno mais desértico, com uma sociedade anarquista (que saiu de Urras), baseada na igualdade e partilha de bens. A personagem principal é Shevek, um físico de Anarres, mas que no início do livro embarca numa viagem a Urras.
A história é alternada entre capítulos em Anarres e Urras, sempre através de Shevek. Nos capítulos de Anarres vamos acompanhando a vida de Shevek, e nos de Urras a sua adaptação a este planeta; e em ambos temos descrições sobre as sociedades.
Um livro que nos faz pensar sobre os sistemas políticos, o poder, na liberdade enquanto sujeitos na sociedade, na forma como nos relacionamos com os outros, mas também a importância dos recursos naturais.
Ursula K. Le Guin criou um mundo e personagens bastante concretos, com um escrita envolvente.
Um livro a reler!!
(PS - Este livro merecia uma opinião mais desenvolvida)

Algo curioso, não a respeito da história, mas sim da edição.
Actualmente, muitos leitores "implicam" quando as editoras dividem livros de 700-1000 páginas, os vulgo calhamaços, em 2 volumes. No entanto, Os Despojados, quando foram editados em Portugal, talvez nos anos 70 ou 80, foram divididos em 2 volumes com 156 páginas - tão "pucaninhos".


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
BookBingo Categoria Livro de Bolso
TBR Pile Reading Challenge 2014

3 comentários:

  1. Ansiosa por experimentar Ursula K. Le Guin:) Vou começar com o Ciclo Terramar e depois se gostar quero comprar este. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ciclo Terramar e Os Despojados são géneros diferentes mas igualmente bons. O Ciclo Terramar é fantasia, um com tom um pouco juvenil mas acho que vais gostar (li o ano passado e gostei bastante) e não esquecer que já foram escritos há uns anitos. Enquanto que Os Despojados está incluído na ficção cientifica (eu incluía-o também com distopia) pois é focado na organização política da sociedade.
      Tenho também muitas expectativas n'A Mão Esquerda das Trevas, que queria ver se lia também este ano.
      Mas do que li - Ciclo Terramar e Os Despojados - só posso recomendar =)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, eu até resolvi começar pelo de fantasia para ser mais fácil visto que oiço dizer que a escrita da autora não agrada a todos. Também queria o A Mão Esquerda das Trevas mas parece-me mais difícil de arranjar...talvez na feira do Livro:) Beijos

      Eliminar