terça-feira, 13 de maio de 2014

TAG: A minha Vida como Leitora

Vi esta TAG no blogue da Sara - O Cantinho da Neptuno - e achei interessante responder pois é uma TAG bastante completa.


Passado

1. Com que idade começou a ler?
Aprendi logo no fim da 1ª classe, portanto com 6 anos.

2. Qual é o primeiro romance que leu?
Já referi por várias vezes que o primeiro livro menos juvenil que li foi A Senhora da Magia de Marion Zimmer Bradley d'As Brumas de Avalon. E é um dos meus livros preferidos.

3. Que livro considera ter desenvolvido o seu gosto pela leitura?
Vou ter que repetir o livro que referi na pergunta anterior pois foi um livro que me fez voltar a gostar de ler e querer ler mais.

4. Qual é a sua primeira recordação a ler?
Apesar da Anita ser um marco na minha geração, eu li apenas uns 5 livros desta colecção. No entanto existem duas colecções que marcaram a minha infância. A colecção da Disney, com as cassetes (e que tinha uma estante "possuída" =P Adorava os livros e ouvir as cassetes (o meu primeiro contacto com um áudio-livro e nem sabia). E a colecção As Crianças e a Fábula, uma colecção de 6 livrinhos de histórias infantis.


Presente

5. Actualmente, quantos livros tem?
Ora bem, segundo o Goodreads tenho (e são só os meus livros) 488 livros mais "adultos" e 155 livros juvenis (e não estão contabilizados os livros mais infantis). E com a FLL à porta o número vai aumentar =P

6. Qual deles é o seu favorito?
Esta é das perguntas típicas em TAG's e das mais difíceis de responder. Não tenho apenas UM livro preferido, mas sim vários, como As Brumas de Avalon, a Trilogia (a primeira) Sevenwaters, a Trilogia das Jóias Negras, A Saga do Assassino, A Saga do Regresso do Assassino, A série Kushiel, A Sombra do Vento, O Jardim dos Segredos e tantos outros mas acho que esta lista já chega =P

7. Qual é o mais odiado?
Vou vos dar uma novidade e responder A Aparição =P
A sério, porque é que é um livro que nos fazem ler com 16/17 anos?!

8. Qual é o seu género literário favorito?
Só um? Ok, vou apenas escolher só um pois já me "estiquei" na pergunta 6 =P
Fantástico/Fantasia!!

9. Com que frequência lê?
Praticamente todos os dias. E não digo todos os dias, pois há dias em que já me despacho mais tarde e acabo por já não ler. Mas a regra, é mesmo diariamente.

10. Literatura infantil, juvenil ou adulta?
Leio mais literatura adulta mas ando há imenso tempo a adiar uma espécie de "maratona juvenil", com os livros da Patrícia e d'Os Cinco.

11. Defina a sua leitura: lenta, intermediária ou rápida?
Acho que entre o intermédio e o rápido.

12. Quem é o seu autor favorito e porquê?
Eh pah, outra pergunta parecida com a pergunta 6. Ora vamos à lista: Marion Zimmer Bradley, Juliet Marillier, Anne Bishop, Robin Hobb, Jacqueline Carey, Kate Morton, Philippa Gregory, Carlos Ruiz Zafón...
Porque criaram histórias que me marcaram,que me fazem "perder" dentro delas e sentir que as estou a viver.

13. Livros de capa dura ou mole?
Capa mole.

14. Qual é o seu protagonista favorito e porquê?
Mais uma pergunta para favoritos?! *suspiro*
Vou escolher a Liadan, a protagonista de O Filho das Sombras, de Juliet Marillier. Porque é uma jovem forte, determinada e luta por aquilo que acredita e pelo seu amor. E faz par romântico com o Bran *love*

15. Qual é o seu antagonista preferido e porquê?
Talvez o Voldemort do Harry Potter.

16. Qual é o livro que quer ler e ainda não conseguiu?
Acho que é o Sensibilidade e Bom Senso de Jane Austen, que ando há imenso tempo para comprar e ler.


Futuro

17. Pretende ou já trabalha numa carreira relacionada com a leitura?
Não, mas era algo que gostava.

18. Acredita que os e-book poderão vir a ultrapassar em vendas os livros físicos?
Não sei. Acho que dificilmente poderão substituir tanto assim os livros físicos mas acredito que vão continuar a ganhar terreno e talvez se equipararem em termos de número.

19. Pretende incentivar a leitura para os seus filhos?
Se tiver filhos, claro que vou incentivar a leitura. Algo que também pretendo fazer quando (se) tiver sobrinhos.
A leitura é sem dúvida uma mais-valia para todos, pois permite-nos um contacto mais próximo com o português e evitar tantos erros (se bem que também se encontram erros nas traduções, o que é uma pena).

20. Acha que o seu país vai tornar-se uma nação de leitores?
Gostava mas é algo que (infelizmente) não acredito.


Se ainda não responderam a esta TAG, façam-no pois vou gostar de ler as vossas respostas ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário