quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Contos Terror / Horror (Parte 1)

Trago-vos as opiniões escritas dos contos de terror que li para o projecto Sexta Assombrada e que falei no vídeo de dia 10.
Entre hoje e amanhã, vou poder ler as opiniões dos 10 contos.


The Legend of Sleepy HollowThe Legend of Sleepy Hollow by Washington Irving
My rating: 5 of 5 stars

Sleepy Hollow é a localidade onde se passa este conto e em que as lendas estão bastante enraizadas pelos populares, sendo que uma das favoritas é a de um cavaleiro sem cabeça que durante a noite costuma andar à procura da sua cabeça e em que se diz que este cavaleiro foi um guerreiro que lutou numa das batalhas da Guerra da Independência dos Estados Unidos.
A nossa personagem principal é Ichabod Crane, um novo professor na terra e que rapidamente se interessa pela filha de um rico fazendeiro, no entanto tem ainda que enfrentar outro pretendente.
Há muito que tinha curiosidade com esta história, principalmente desde que saiu o filme com o Johnny Depp (que curiosamente também ainda não vi), até que finalmente com o projecto Sexta Assombrada, achei que seria a altura indicada.
Gostei bastante da escrita, pois temos excelentes descrições das pessoas e da própria envolvente. E lamento que seja um conto tão curto e com um final demasiado aberto. O próprio Ichabod é uma personagem principal bastante interessante, pois não é o típico "herói" mas sim uma pessoa não tão agradável.
Depois de ler o conto, ouvi ainda o audiobook, que adorei a narração e vi ainda o filme da Disney https://www.youtube.com/watch?v=zEUSH...


O Médico e o MonstroO Médico e o Monstro by Robert Louis Stevenson
My rating: 5 of 5 stars

O Estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Esta é a história de um médico, o Dr. Jekyll e que mantém uma misteriosa relação de amizade com um homem de carácter duvidoso, o Sr. Hyde, sendo que é narrada por um advogado amigo do Dr. Jekyll. Utterson (o advogado) fica bastante preocupado com esta relação e tenta sempre dissuadir o Dr. Jekyll a terminar esta amizade.
Este era outro conto que andava há anos para ler e finalmente peguei nele.
Tem um ritmo um pouco lento, em que a história gira em torno do mistério sobre "quem é o Sr. Hyde e como é que tem tanta influência sobre o Dr. Jekyll". Mas estas questões só são reveladas na parte final da história, mas apesar de tudo não torna o conto chato, e permite-nos questionar sobre a dualidade humana, e em como todos nós temos um lado bom e um lado mau.
Gostei bastante deste conto, e mesmo tendo um ritmo mais lento, sentimos sempre um clima misterioso ao lado de toda a história.


The Judge's HouseThe Judge's House by Bram Stoker
My rating: 4 of 5 stars

Um estudante decide partir para um local mais sossegado e acaba por residir numa antiga casa de um juiz, que gostava de enforcar quem era julgado. À noite descobre que o local está cheio de ratazanas, uma das quais enorme e com um ar maligno.
Embora seja um conto curto, é cheio de tensão. Com uma cena final que tira o fôlego aos leitores.
Um excelente conto de terror!


20th Century Ghost: A Story from the Collection 20th Century Ghosts20th Century Ghost: A Story from the Collection 20th Century Ghosts by Joe Hill
My rating: 4 of 5 stars

Esta é uma história sobre um cinema que está assombrado pelo fantasma de uma jovem, que morreu enquanto via o filme "O Feiticeiro de Oz", e que vai aparecendo a alguns clientes do cinema, tal como também apareceu ao dono actual do cinema - Alec Sheldon.
Gostei mesmo muito da história, que recupera a época dos cinemas clássicos, quer o próprio gosto pelo cinema. É a história do cinema gerido por Alec, mas também do modo como o espírito da jovem influenciou a vida das pessoas a quem apareceu.
A escrita é simples e sem floreados mas que nos enquadra e nos envolve na história.
Uma nota importante, este é um conto que faz parte da antologia de contos que têm um nome muito idêntico - F-antasmas do Século XX.
Sem dúvida que quero ler mais do autor!


The MistThe Mist by Stephen King
My rating: 4 of 5 stars

Após uma violenta tempestade, começa a surgir um estranho nevoeiro, branco, denso e com um cheiro acre. Mas este não é um nevoeiro inofensivo, por oculta coisas que atacam pessoas, começando assim, uma luta pela sobrevivência.
Narrado na primeira pessoa por David, que em grande parte da história se encontra retiro no supermercado com o seu filho Billy. E onde enfrenta a luta pela sobrevivência, como ainda tem que lidar com o cepticismo de algumas das pessoas que também aí se encontram.
Este conto tem um clima bem tenso, cheio de suspense. Principalmente quando temos um contacto mais directo com as "coisas" que andam no nevoeiro. Temos também uma personagem interessante e que quase se revela quase como a "bruxa da aldeia" - a Sra. Carmody - com os seus fanatismos religiosos.
Quanto ao final, este é bastante aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário