sábado, 11 de outubro de 2014

Wonder: R.J. Palacio

WonderWonder by R.J. Palacio
My rating: 5 of 5 stars

Este é um livro que tem sido muito falado pelo booktube, sempre opiniões muito positivas, e que me deixaram muito curiosa.
August é um menino de 10 anos e que devido à sua doença congénita, tem tido imensas cirurgias para que lhe sejam corrigidas algumas anomalias no seu rosto. E nesta altura os pais decidem que está na altura de Auggie (como é tratado pela sua família) começar a frequentar uma escola normal, pois até está altura era a sua mãe que o ensinava em casa. No entanto, como tem o rosto marcado por cicatrizes e algumas deformações, acaba sempre por ser vítima de muitos olhares e comentários, e ainda chega a sofrer de bullying.
O livro é narrado na primeira pessoa, maioritamente por Auggie mas também por outras personagens que convivem com ele. Ao longo da história vamos acompanhado a adaptação de Auggie e como é que ele lida com os preconceitos, como também como os outros os vêem e o aceitam.
A escrita é simples e directa, o livro vê-se rapidamente, pois temos capítulos muito pequenos e que nos fazem ler sem darmos por o tempo passar.
Gostei bastante do tema que a história aborda e como apesar de fisicamente diferente, Auggie é igual a tantas outras crianças.
Sem dúvida que nos faz pensar que quando nós olhamos para os outros que são "diferentes", e quando o isso os magoa. Simplesmente são pessoas iguais a nós, ou muitas vezes, pessoas mais doces.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
Ler em Inglês



The Julian Chapter: A Wonder StoryThe Julian Chapter: A Wonder Story by R.J. Palacio
My rating: 4 of 5 stars

Depois de ler "Wonder" parti logo para este conto, narrado sobre a perspectiva de Julian, o "mau" e bully da história.
Aqui ficamos a conhecer um pouco mais sobre Julian, a forma como é mimado e desculpado pelos pais e ainda a forma como estes o educam e o influenciam.
Apesar de continuar a não gostar de Julian, no fim ele conseguiu redimir-se e foi sem dúvida um excelente complemento à história principal. E recomendo a sua leitura após relem o "Wonder".


2 comentários:

  1. Apesar de todos os elogios ainda não estou muito decidida em ler este livro:P Mas é sempre bom ver mais uma opinião positiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te Catarina, também demorei algum tempo para pegar neste livro mas foi uma excelente leitura. De qualquer modo, muitas opiniões positivas, às vezes são um factor de muita pressão.
      Talvez um dia lhe dês uma oportunidade ;)
      Beijinhos

      Eliminar