segunda-feira, 9 de março de 2015

Amar não é Pecado: Flávio Capuleto

Depois de há uns dias ter feito um post de divulgação deste livro, hoje trago-vos a minha opinião.

Amar Não é Pecado
Amar não é Pecado: Flávio Capuleto
Classificação: 3 Estrelas

Assim que li a sinopse deste livro, fiquei logo interessada e com o apoio da Editora Guerra & Paz, foi possível lê-lo já.

A premissa do livro é bastante interessante. Um manuscrito antigo foi descoberto e que pode pôr em causa as bases da Igreja Católica, atribuindo um papel mais activo às mulheres. Assim, Valéria Bel Bosque e Luís Borgues partem rumo à descoberta do manuscrito original, contando com uma equipa que os vai ajudar. No entanto, a par dos seus aliados, vão-se deparar também com inimigos, que vão tentar com que esse manuscrito não seja divulgado.
Gosto muito deste género de livros, com um ritmo de acção normalmente acelerado e em que misturam temas polémicos, como é o caso da Igreja. E apesar de ter gostado da leitura, esta teve pontos positivos e outros menos positivos.

Vou começar então por aqueles que me fizeram um pouco de "comichão".
O tratamento formal que as duas personagens principais utilizam um com o outro, mesmo quando têm um relacionamento romântico foi algo que me fez um pouco de confusão, pois para mim, não é muito normal, quando duas pessoas estão num relacionamento não adoptarem um tratamento informal. Fez-me sentir que as personagens são "distantes" uma da outra e que não conseguimos conhecer a sua personalidade.
A par deste aspecto temos também os vários envolvimentos sexuais das personagens, que para mim, não trouxeram grandes desenvolvimentos à história, e alguns poderiam ter sido dispensáveis (pelo menos a descrição).
Por último, o próprio ritmo da acção, e apesar de eu gostar de ritmos acelerados, senti que foi um pouco demais. Pois há sempre algo a acontecer aos protagonistas, um pouco em detrimento da história e investigação do manuscrito. Sendo que, houve algumas situações que me pareceram um pouco forçadas, como por exemplo o regaste do Luís.

Passando agora aos pontos positivos.
A escrita é simples e directa, tornando sempre a leitura muito fluída.
O manuscrito antigo aborda um tema bastante interessante, como também as discussões das diferentes congregações, que apoiam ou estão contra a reforma da Igreja.

De qualquer forma, foi uma leitura bastante agradável e fazendo o balanço, os pontos menos conseguidos tiveram algum peso mas não o suficiente para me levar a dar uma pontuação inferior.
É certo que poderia ter mais desenvolvimento histórico, mas foi uma leitura interessante, sendo que goste bastante do tema abordado e que nos faz questionar porque não hão-de os padres casar e as mulheres têm um papel mais activo.

Fiquei com ainda mais curiosidade para ler o outro livro do autor - Inferno no Vanticano.

4 comentários:

  1. Olá Tita,

    Este livro deixou-me com alguma curiosidade quando saiu.
    Por vezes os autores acrescentam acções à história que não contribui em nada para a narrativa. Ainda assim fiquei curiosa :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu assim que li a sinopse fiquei cheia de curiosidade pois gosto deste género de livros.
      Pois é, mas também são gostos pessoais e fico contente por ainda assim estares curiosa =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Ainda não li o livro mas tenho alguma curiosidade.
    Fiquei um pouco decepcionada por teres dado apenas 3 estrelas e haver aquelas situações menos apelativas. As minhas expectativas eram bastante elevadas mas agora baixaram.
    Quando o ler já sei com o que contar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Talvez tivesse expectativas muito elevadas e depois aqueles "detalhes" fizeram-me baixar. De qualquer modo foi uma leitura muito agradável.
      Fazes bem =)
      Beijinhos

      Eliminar