sexta-feira, 20 de março de 2015

O Padrinho: Mario Puzo

O Padrinho
O Padrinho: Mario Puzo
Classificação: 5 Estrelas

Iniciei-me na leitura deste livro sem saber praticamente nada da história pois nunca vi os filmes e sabia apenas que era sobre a Máfia e que o protagonista era o Don Corleone.

Don Vito Corleone é o chefe da Máfia/Família Corleone em Nova Iorque, sendo também designado por Padrinho, o nome que dá título ao livro. Ao longo do livro vamos acompanhando a rotina da família no mundo da Máfia, mas também de outras personagens que com ela se relaciona, o que nos permite ir tendo várias perspectivas dos acontecimentos. O autor dá-nos a conhecer as suas relações de influência e o modo como a "família" encara a sua própria justiça e como se protegem uns aos outros.
Não me quero alongar na história pois acho importante que se parta para a leitura deste livro sem conhecermos a história.
Quanto à escrita, já conhecia um pouco o trabalho de Puzo com o livro A Família (dedicada aos Bórgias), é directa e que nos consegue envolver na história.
Gostei mesmo muito da história e da forma como o autor no apresenta a Máfia e como estes encaram a protecção dos seus elementos, não só da família de sangue, mas de todas as outras pessoas que solicitam favores a Don Corleone. Como também consideram que estão a fazer o correcto. Muito interessante mesmo!
Além da personagem principal Don Corleone, temos um grande leque de personagens com características reais e interessantes e gostei particularmente como Puzo construiu a evolução de Michael Corleone, e como nos foi ocultando o verdadeiro culpado de um acontecimento importante, e que só as últimas páginas nos é desvendado.
Quanto ao menos bom do livro, achei que a grande maioria do capítulos de Johnny Fontane pouco trazia para a história e a qualidade da tradução nesta edição da Sábado, com algumas expressões em brasileiro e a oscilação entre o tratamento formal e informal.

Terminada a leitura, fica a vontade de ler os restantes livros de Mario Puzo sobre a Máfia, como também ver os três filmes do Padrinho!


2 comentários:

  1. Viva,

    Um livro simplesmente fantástico e li precisamente nesta versão das promoções da Revista Sábado com livros a 1€ e que livros já li ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tendo em conta o tempo que estava na minha estante, estava mais que na hora para o ler (ok, tenho outros que ainda não li =P ). Mas tens razão, é um livro fantástico!
      A Sábado bem podia voltar a editar livros a 1€ =D
      Bjs

      Eliminar