terça-feira, 21 de abril de 2015

Os Espelhos de Tükor: Sara João Fonseca

O post de hoje é um dois em um - divulgação e opinião do livro  Os Espelhos de Tükor de Sara João Fonseca.
(Basta clicarem na opção que pretendem e serão reencaminhados para a zona própria do post)


Divulgação
(Informação retirada do site da Chiado Editora)

Autor: Sara João Fonseca
Editora: Chiado
Data de publicação: Novembro de 2014
Número de páginas: 78
ISBN: 978-989-51-2426-8
Colecção: Literatura Juvenil
Género: Ficção

Sinopse:
Há elos que se originam na incondicionalidade do afecto, laços que se perpetuam pela eternidade e mais um dia. Muito mais do que um livro para crianças, este conto juvenil simboliza uma verdadeira lição de existência com noções tão basilares como o amor, a família, a saudade, a aceitação e a amizade.
Os Espelhos de Tükor é um sonho cheio de inocência, ternura e sensibilidade onde se aprende, principalmente, a crescer.

“Á medida que ia lendo este lindo texto, mergulhei num mundo de grande serenidade envolvente onde se misturavam, sem se confundirem, tocantes tonalidades da mãe natureza, mensagens tão nítidas do profundo sentido da harmonia familiar e o doce recordar de quem partiu, sem jamais ser apagado das nossas memórias afectivas.
De facto, um texto fantástico num mundo de extático mistério que maravilha as crianças e que não deve deixar indiferentes os adultos que, por todas as razões, devem guardar em si e preservar o “eu pequenino”, que ainda se espantará com belas histórias como esta. Eu, que já quase me imagino para além do Arco-Íris, estou espantado e emocionado, claro.
A autora revela-nos, em todo o texto, uma mescla de sentimentos de ternura, fantasia, arte de brincar e ligação ao outro, num exercício de plena criatividade e elevado sentido emocional, que se alicerça numa espantosa aliança entre um «Eu» interior de riqueza inestimável, uma multiplicidade (tão ricamente variada) de sólidos conhecimentos dos «Saberes» da Mente Humana e a naturalidade de um correr de pena de excepção. Enfim, um conto de magia escrito pela mão de alguém que eu costumo apelidar de Dama do Lago. Porque será?”                    
Manuel Domingos
Coordenador da Unidade de Neuropsicologia
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

A Autora:
Sara João Fonseca, com uma raiz materna nortenha, nasceu a 29 de Maio de 1975 na luminosa cidade de Lisboa. Desde então, já deu 39 voltas ao sol e mais alguns sprints.
Sendo licenciada em Psicologia, pós-graduada em Neuropsicologia, formadora, descobridora das terapias complementares e iluminada pelos mistérios da mente humana, é no universo infantil que sempre encontra o seu reduto de sabedoria e inspiração.
Leitora compulsiva, fotógrafa criativa e nadadora entusiasta desde a pré-adolescência, apoia activamente as campanhas de doação de sangue como dadora solidária.
É, por natureza, uma observadora. Encanta-se com as pessoas, fascina-se com os animais, admira todas as formas de arte, adora viajar, ouvir histórias e, particularmente é uma apaixonada incurável pela escrita. Escreve… sobre tudo. Ou melhor, sobretudo, porque as palavras lhe conferem genuinidade, identidade e diferença.
Com muitas histórias imaginadas e algumas em gestação, Os Espelhos de Tükor é a sua primeira obra publicada.


Minha Opinião

Classificação: 4 Estrelas

Num tom mais infantil/juvenil, Sara João Fonseca apresenta-nos um pequeno livro. com várias mensagens importantes, não só para os mais pequenos, mas para todos nós.
Uma história onde predomina o forte sentido de família, mas também de amor e saudade.
É certo que algumas das mensagens poderão ser consideradas como clichés mas, cada vez mais, a sociedade está-se a tornar mais individualizada e "fria", pelo que é sempre bom relembrarmo-nos de valores basilares, que nos tornam pessoas melhores.
Não me vou alongar mais pois sendo um livro pequeno, poderia acabar por contar mais do que deveria. Mas julgo, que é uma boa história, que nos transmite valores importantes, e que poderá ser lida por todos.

2 comentários:

  1. Olá,
    Parece ser um bom livro. Talvez o leia quando me apetecer ler algo mais juvenil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Quando te apetecer alvo leve, rápido e com mensagens positivas, este livro é uma boa opção.
      Beijinhos

      Eliminar