quarta-feira, 27 de maio de 2015

A Aposta da Rainha: Barbara Kyle

A Aposta da Rainha (Thornleigh, #4)
Título: A Aposta da Rainha
Autor: Barbara Kyle
Editora: Editorial Planeta Portugal
Classificação: 3 Estrelas

Este é o quarto livro da série Thornleigh, e centra-se em Isabel Valverde, filha de Honor e Thornleigh, que regressa a Inglaterra, com Isabel Tudor como Rainha, num período conturbado. O trono de Isabel é ameaçado pela sua prima Maria da Escócia, que no período em que decorre a acção do livro, é Rainha da Escócia e, através do seu casamento, Rainha da França. E para defender o bem-estar da sua família, Isabel Valverde envolve-se no meio da política, quase como uma espia dupla.
Apesar de ter gostado bastante não senti tanta empatia por Isabel Valverde. Preferi a cunhada Frances. Frances é católica e pertence à família que tantas dores de cabeça tem dado à família Thornleigh, e que teve um papel importante nos acontecimentos deste livro.
Uma vez mais, Barbara Kyle mistura factos históricos com personagens fictícias de uma forma bastante interessante, criando um livro mais leve e com alguns factos históricos. A escrita de Barbara Kyle é simples e bastante acessível, com capítulos curtos, que nos permite avançar rapidamente na leitura. Gostei bastante da forma como a autora abordou as dificuldades que os católicos enfrentaram após a subida ao trono de Isabel Tudor, centrando-se nas dificuldades de Isabel Valverde após os cinco anos que passou no Peru ao lado do marido. O que permite criar ainda mais expectativas na missão que tem que desempenhar.
Gostei mas, tal como já referi, não senti tanta simpatia por Isabel Valverde e gostava que tivesse um bocadinho mais desenvolvimento sobre os confrontos escoceses (católicos vs protestantes).

4 comentários:

  1. Olá,
    Gostei da tua opinião mas não me sinto tentada a ler o livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Compreendo, nem toda a gente gosta de romances históricos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Não conhecia esta escritora mas é o tipo de livros que gosto Romance histórico.
    Gostei da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      A par da Philippa Gregory, tenho também acompanhado os livros desta autora, pois a acção decorre durante o período Tudor. São livros interessantes, mas se tivesses interessada, recomendo-te que leias primeiro os outros, pois seguem uma ordem cronológica que, para mim, faz sentido seguir.
      Beijinhos

      Eliminar