sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Princesa Branca: Philippa Gregory

A Princesa Branca (A Guerra dos Primos, #5)
Título: A Princesa Branca
Autor: Philippa Gregory
Editora: Planeta Manuscrito
Classificação: 2 Estrelas


A Princesa Branca acabou por ser o escolhido para a minha segunda leitura conjunta com a Catarina do blogue Sonhar de Olhos Abertos.

Este é daqueles livros que tinha muitas expectativas principalmente por inicialmente ter sido o terceiro livro pensado pela autora, mas acabou por ser o quinto.
A personagem principal é Isabel York, a filha mais velha do rei Eduardo V e Isabel Woodville, que conhecemos no livro A Rainha Branca.
Iniciamos o livro, pouco tempo depois de Henrique VII tem conquistado o trono de Inglaterra e vamos acompanhando a forma como Isabel casa com Henrique, se torna rainha, e até pouco tempo depois de se tornar mãe pela sexta vez.
Este casamento com Henrique VII seria visto como o fim da Guerra das Rosas, em que uniu a Rosa Branca dos York e a Rosa Vermelha dos Lancaster), formando a Rosa Tudor, mas apesar de tudo continuaram a existir algumas tentativas de tomada do trono, por parte dos apoiantes da Casa de York.
E se toda esta realidade seria suficientemente interessante para me manter agarrada ao livro, a verdade é que nem Isabel de York nem Henrique Tudor não me convenceram.
Achei Isabel York muito apagada, ingénua, sem nunca saber de nada, sem a garra que caracterizou tanto a mãe Isabel Woodville, como também a sogra Margarida Beaufort. Enquanto que Henrique Tudor se mostrou mais inseguro e submisso à mãe do que eu pensava.
Temos também o aparecimento de Perkin Warbeck, que se dizia ser Eduardo de York, e assim o verdadeiro Rei, trouxe alguma dinâmica ao livro, no entanto senti que a autora andou um pouco a "engonhar".

6 comentários:

  1. Olá,
    Este é o 5º livro de uma série? Eu já ouvi falar da autora mas nunca chamou a minha atenção.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Sim, este é o 5º livro da série A Guerra dos Primos. A autora tem também a série Tudor com uns 6 ou 7 livros (não fui confirmar por preguiça =P ).
      São romances históricos sobre estes dois períodos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Tenho vários livros desta escritora, mas não os li ainda. Este ano quero ler Duas irmãs um rei, já lês-te?
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Já li quer os livros da série das guerra dos primos, quer a série Tudor, publicados em Portugal. O Duas irmãs, um rei foi o primeiro livro que li da autora e gostei bastante. Foca-se nas irmãs Bolena e como se envolveram com o Henrique VIII
      Se gostares, recomendo-te também o Catarina, a Princesa Determinada =)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Tita,
      Obrigada pela sugestão, quando começar a ler estes livros vou-te pedir a orientação ;) da leitura.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Olá Carla,
      Claro que sim =)
      Beijinhos

      Eliminar