sábado, 30 de maio de 2015

O Complexo dos Assassinos: Lindsay Cummings

O Complexo dos Assassinos (The Murder Complex, #1)
Título: O Complexo dos Assassinos
Autor: Lindsay Cummings
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 4 Estrelas

Fiquei a conhecer este livro por causa da polémica em torno da capa e da "colagem" aos Jogos da Fome. E apesar desta semelhança gráfica, um pouco de pé-atrás,  resolvi ler a sinopse e não é que chamou a atenção. Depois disso, li algumas opiniões positivas e outras menos positivas, mas fiquei sempre interessada na leitura deste livro. E resolvi lê-lo assim que me chegou às mãos pela parceria que tenho com a editora Saída de Emergência.

Este é um daqueles exemplos em que não se deve julgar o livro pela capa. Foi uma agradável surpresa.
O Complexo dos Assassinos é o primeiro volume de uma série (ainda não percebi bem quantos volumes tem ou terá) e é uma distopia YA e com uma pitada de FC.
Os nossos protagonistas (e narradores) são Meadow e Zephyr, dois adolescentes que têm papéis diferentes dentro da sociedade (Perímetro), que é controlada pela Iniciativa. Dentro desta sociedade existem várias classes, que são controladas pela Iniciativa, que surgiu após um desenvolvimento científico, a Cura. Esta Cura originou que a população deixasse de morrer por doença e afectou de forma dramática as outras espécies e fez surgir o Complexo dos Assassinos. Achei esta sociedade relativamente bem estruturada, apesar de ter gostado de ter um bocadinho mais de informação quer sobre a Queda, a Iniciativa, o próprio Complexo dos Assassinos e dos pais de Meadow . No entanto, sendo este um primeiro volume, acredito que teremos acesso a mais informação no(s) próximo(s) livro(s).
Quanto ao enredo, temos alguns mistérios que vão sendo desvendados, mas acima de tudo um bom ritmo de acção. Além disso, estamos perante uma história sangrenta, com muitas mortes, onde as personagens têm que fugir dos perigos e lutar pela vida. Além de termos uma história com bastante ritmo, temos também capítulos muito curtos, o que me fez ficar completamente "colada" ao livro.
No entanto, para mim, nem tudo foi positivo. E porquê? Por causa do par romântico. Além de ter achado que o romance acontece de forma pouco natural, não percebo a necessidade de um par romântico, pelo menos neste primeiro volume. Para mim, a história teria sido ainda melhor se Meadow e Zephyr fossem apenas aliados. Mas pronto, eu sou daquelas pessoas que não simpatiza muito com romances românticos lamechas e mimimi.
Outro aspecto menos bem conseguido, foi não haver distinção na escrita entre os personagens (obrigada Sofia por me relembrares =) ). Apesar de termos dois narradores diferentes, Meadow e Zephyr, não senti diferenças na "voz" deles e muitas vezes me senti perdida na narração dos capítulos. Julgo que teria funcionado melhor um narrador na terceira pessoa e não a perspectiva dos dois narradores, tão idênticos que confundiam o leitor.

Talvez por não ter grandes expectativas, gostei bastante do livro. Achei bastante interessante a abordagem que a autora usou para criar esta nova sociedade, abordando questões de avanços médicos e dos "nascimentos" in-vitro, tornando esta história uma distopia com alguns contornos de FC.
Tentem ignorar o impacto da capa, não criem expectativas nem façam comparações com Os Jogos da Fome (que quanto a mim a única semelhança é serem distopias YA) e dêem uma oportunidade ao livro.


12 comentários:

  1. Olá Tita :)
    Por acaso a questão da capa também me fez ficar um pouco de pé atrás com o livro. Mas depois de ver algumas opiniões positivas, agora mais uma, estou com vontade de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      O melhor é mesmo tentarmos ignorar a capa. Espero que, quando o leres, que seja uma boa leitura =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. vi-o à venda e reparei logo por causa da capa, está mesmo ao estilo de the hunger games. A verdade é que para já tenho alguns livros por ler e outros que tenciono ainda comprar e o tempo é pouco, mas a ver se o leio daqui a algum tempo.

    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela,
      Pois é, há sempre livros que nos interessa ler e comprar, e não conseguimos ler tudo ;) Mas espero, que quando o leres, que seja uma boa leitura =)
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Fico contente com a tua opinião, pois foi uma das minhas aquisições da wook este mês, precisamente porque decidi não ligar à capa. Ainda bem que assim o fiz. Gostei da tua opinião e ainda bem que tem um par romântico gosto sempre disso.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Compraste-o este mês? Boa, espero que gostes =)
      Vou ficar à espera de ler a tua opinião e saber se o par romântico te convenceu ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita!

    Também li o livro e partilho a tua opinião. Gostei da história e tudo, mas o par romântico não me convenceu. Não sei porque insistem em criar pares românticos em livros que se querem agressivos e violentos. Porque na verdade, o mais interessante da história está lá e consegue agarrar-nos à leitura. Lembro-me que referiste outro aspecto no vídeo com o qual também concordei: a escrita igual nos dois personagens. Senti o mesmo, não há nada na forma como os capítulos estão escritos que nos ajude a distinguir "a voz" dos dois. Em alguns momentos acabei por me sentir perdida e precisei de virar as páginas para me relembrar quem é que estava a narrar. Diz-me que te aconteceu o mesmo, por favor...

    Segundo o Goodreads, a autora já publicou o segundo volume. Resta saber quantos mais vai haver e, mais importante ainda, se a sde vai continuar a apostar na tradução. Espero que sim e que se note um certo desenvolvimento na escrita da autora. Ah e em alguns momentos foi um bocadinho difícil não fazer comparações com o Hunger Games. Para que serve a irmã? Hum...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!!
      Ainda tenho que ir espreitar a tua opinião pois acho que na altura só a li muito por alto (como era um livro que ia ler em breve, não gosto de ler/ver opiniões antes).
      Realmente o par romântico também não me convenceu, conhecem-se e estão logo apaixonados.
      Ahhh pois foi, a escrita igual nos dois personagens!! Eu bem tinha a sensação, que quando escrevi a opinião havia mais alguma coisa que queria dizer, mas esqueci-me (devia começar a tirar notas durante as leituras =P ). Também tive esse problema em distinguir os capítulos, e também fui confirmar de quem era, pois cheguei a estar a ler e a pensar "mas então este capítulo não era narrado por "ela" ou "ele" e depois era ao contrário. Tinha funcionado melhor se a história fosse narrado na terceira pessoa. E obrigada pela nota, assim vou também "corrigir" a opinião ;)

      Vamos lá ver quantos livros vamos ter e como bem referes, se a SdE vai continuar a apostar ou não.

      Quanto à comparação com Hunger Games, em termos de história não achei muito parecido, tirando mesmo a irmã mais nova, que realmente neste livro também não percebi qual o objectivo... ahhh e achei o nome da irmã muito parecido com o da irmã da Katniss

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu também não gosto de ler muito sobre livros que vou ler em breve, não vá encontrar algum spoiler que me arruíne a leitura...

      Na verdade, quando escrevi a opinião não referi esse detalhe da escrita dos capítulos porque ainda pensei que tivesse sido um problema meu. Mas quando vi o teu vídeo fiquei mais descansada por não ser a única. Espero que esse aspecto se deva apenas à falta de experiência da autora e que melhore nos próximos capítulos.

      Quanto ao par romântico, houve outra coisa que não me fez sentido. Como é que num mundo onde "ou matas ou morres", onde não podes confiar em ninguém, onde é cada um por si, as pessoas ainda se conseguem apaixonar? Ainda para mais à primeira vista, que é o que acontece com os personagens. É por isso que acho que a história seria muito melhor sem namoros...

      Sim! até os nomes são parecidos. Quanto à história não notei muitas semelhanças com o Hunger Games, mas em detalhes como este foi difícil. Ah! Então e aquela personagem esquelética que apareceu no fim?? Não te deu vontade de lhe dar um par de estalos?

      Eliminar
    3. Então fazes como eu =)

      (ainda não fui espreitar a tua opinião, mas vou =) ) Acredito que esse factor de não diferenciação de personagem, através da escrita, seja, como referiste, falta de experiência pois a autora ainda é novinha.

      É isso! Para quê o par romântico naquela situação? Se calhar, se fosse mais com o avançar da série já faria um pouco mais de sentido.

      Essa personagem entraria no top de "personagens à qual daria um valente par de estalos". Como é que aquela pessoa é tão... tão... egocêntrica e idiota e sei lá mais o quê... faltam-me palavras para a descrever mas não gostei mesmo ;)

      Eliminar
  5. Olá,
    Não sei porquê mas a capa não me convence. Também li um excerto da editora e não fiquei curiosa. Acho que esta vai ser uma série que me vai passar ao lado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Percebo que a capa não te convença porque também não sou fã dela. E realmente se o excerto não te puxou, se calhar não vale a pena "forçar" =)
      Beijinhos

      Eliminar