terça-feira, 12 de maio de 2015

Supremacia Os Lagos dos Sonhos: Alex S. Pereira

Supremacia - Os lagos dos sonhos
Título: Supremacia - Os Lagos dos Sonhos
Autor: Alex S. Pereira
Editora: Chiado Editora
Classificação: 2 Estrelas


Fiquei a conhecer este livro, após ter sido contactada pelo autor e, apesar de tudo, até achei a sinopse interessante e fiz um post de divulgação aqui.

Neste livro temos um novo mundo, com uma nova geração de vampiros que vivem integrados com os humanos. Conhecemos Ryan, um vampiro de 14 anos, que vive algo isolado com os seus pais, em Portugal. Ryan acaba por ser convidado para ir prestar provas para a escola de magia Supremacia.

E após esta breve apresentação, vou passar à minha opinião.
Vou começar por algo menos bom. Erros ortográficos! E se há coisa que não gosto nadinha, são erros ortográficos, principalmente em livros de autores nacionais. Além dos erros ortográficos, temos também falhas de revisão. Antes de me iniciar na leitura reparei que havia a indicação que a revisão teria sido efectuada por duas pessoas, o que me fez acreditar que não iria encontrar este tipo de erros, mas tal não aconteceu.
Passando então à história. Temos uma nova espécie de vampiros que, tal como já comentei, vivem integrados com os humanos, mas "ameaçados" pelos lobisomens, e uma Escola de Magia Supremacia... E pensei "não me digam que temos uma mistura de Twilight com Harry Potter??".
A história gira então praticamente em torno da escola e do primeiro ano de aprendizagem do Ryan e do seu grupo de amigos. Percebo que se centre mais no grupo de 4 jovens, mas pelo menos durante as aulas poderia ter havido mais dinâmica entre colegas.
Senti também falta de saber mais, quer sobre estes vampiros, como também à guerra entre vampiros e lobisomens. É certo que o Alex aborda um pouco estes aspectos, mas julgo que traria mais profundidade, caso tivessem sido mais desenvolvidos, mostrando que este mundo criado era sólido.
Acho também que este livro se alongou bastante. Temos pouco mais de 500 páginas em pouco mais se passa do que aulas e afins. Eu percebo que é um primeiro volume, e que se pretende apresentar o mundo e as personagens, mas poderia ser mais interessante para o leitor ter mais mistério e acção a acontecer.
*Spoiler* O próprio ataque dos lobisomens, para mim, acontece muito tarde e depressa demais.*Fim de Spoiler*

Não quero parecer pretensiosa, até porque acho que a história tem algum potencial. Mas, para mim, teria que ser mais trabalhada e explorando mais um pouco do passado dos vampiros e lobisomens, bem como tornar o período lectivo mais atractivo para o leitor, criando um clima mais misterioso e até mesmo com alguma tensão.

10 comentários:

  1. Viva,

    Acho que deves dizer o que sentes pelo livro, só assim podes dar uma ajuda ao escritor para evoluir e claro só te posso elogiar a sinceridade ;)

    Isto por mim tambem tem muito a ver com ser a Chiado Editora, há falta de um Editor que leia o trabalho que tem pela frente e diga ao escritor o que pode melhorar, mas como é para faturar....publica-se :)

    Bjs e a ver se apareces no blog do corvo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Antes de mais, muito obrigada pela tuas palavras. Sou sempre sincera nas minhas opiniões porque acho que isso é o mais importante =)

      Sim, concordo contigo eu relação à Chiado. É mesmo importante que se faça esse trabalho, até porque os olhos de "terceiros" vêem sempre melhor do que quem está a escrever.

      Pois é, tenho andado mais desaparecida do teu blogue, desculpa. Mas ando numa altura de menos "concentração" para as redes sociais, mas vou melhorar =)

      Bjs

      Eliminar
  2. Boa tarde.
    Antes de mais, agradeço a opinião sincera.

    Entre uma crítica construtiva e dezenas de elogios, prefiro a crítica.
    Claro que seria melhor receber críticas fantásticas onde nos dissessem que tudo está quase perfeito, mas não podendo satisfazer todos os leitores já é um bom ponto de partida poder ter opiniões que possam ser usadas como alavanca para melhorar.
    Muitos dessas falhas de desenvolvimento apontados foram “propositados”, pensados e desenvolvidos no segundo volume para evitar estender ainda mais este primeiro volume e torna-lo demasiado pesado e maçudo. Afinal de contas o público-alvo sempre foi e será a juventude.

    Já todos estamos fartos de saber que a Chiado Editora se limita a publicar. Peca pela falta de revisão, é certo, mas na falta de outras oportunidades…
    O autor tem de desembolsar algum dinheiro e ficar com alguns exemplares. Talvez aí a edição inteira já fique paga, mas não vejo problema; eles ganharam o deles e cabe ao autor vender os exemplares que teve de adquirir; tive inclusive de pedir mais exemplares antes do dia da apresentação. Na falta de melhor, é uma oportunidade de se fazer algo que se gosta e ganhar alguns trocos.

    Agradeço uma vez mais à Tita pela sinceridade na opinião e não tenho qualquer dúvida que o segundo volume lhe trará uma agradável e excelente leitura ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex,
      Tento sempre justificar porque gostei ou não gostei de algo, até porque, tal como o Alex referiu, muitas vezes podem "ser usadas como alavanca para melhorar".
      De qualquer modo, é sempre um sinal positivo ter que pedir mais exemplares para a apresentação do livro =)

      E, pelo que já comentámos, acredito que o segundo volume será melhor!
      Continuação de um bom trabalho de escrita =)

      Eliminar
  3. Bom dia.
    Quando vi na página da editora no FB que tinham dado mais uma opinião sobre este livro fiquei contente pois já o li e fiquei curiosa em saber se teria a mesma opinião.
    Concordo que há um ou outro (alguns) erro de ortografia e de revisão que poderiam e deveriam ser evitados mas nada de grave. Fica mal ao ler mas não matam ninguém.
    As semelhanças entre o que eu achei e o que a Tita achou ficam-se por aqui. De resto custa-me ainda a acreditar que tenha cingido a sua opinião ao facto de que teria gostado mais que a história tivesse sido mais desenvolvida em certos aspetos.
    É certo que cada pessoa tem a sua opinião mas parece-me que esses aspetos sejam algo que fiquem ao critério do autor e nós como leitores temos de aceitar, ou então procurar algo que nos encha as medidas. Claro que as coisas podem ser feitas de muitas formas diferentes mas quem escreve é o capitão do seu rumo.
    Apesar de tudo ficou-me uma frase no pensamento. “ E após esta breve apresentação, vou passar à minha opinião”. É bom que haja algumas críticas para o Alex melhorar mas pelas críticas e opinioes acho que supremacia ainda vai dar muito que falar
    Cada um tem a sua e a minha é bem diferente. Apesar de alguns erros nunca seria menos que um 3,5!
    Resta-me perguntar Alex para quando o 2º?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Paula,

      Antes de mais permita-me informar que troquei opiniões com o Alex e cada um de nós explicou o seu ponto de vista, opiniões que foram respeitadas por ambos =) Além do mais, o Alex pediu-me uma opinião sincera e foi isso que fiz. Julgo que, quando um livro não nos cativa o suficiente, devemos tentar explicar o que não nos agradou e foi isso que tentei fazer.
      E é óbvio que cada opinião é subjectiva e depende muito dos gostos pessoais. O que eu gosto pode não ser do agrado da Paula e de outros leitores, tal como o contrário também poderá acontecer. Exemplo disso, é a opinião que irá ser publicada hoje, um livro com excelentes classificações no Goodreads (4 e 5 estrelas) mas que não gostei e dei-lhe 1 estrela.
      Eu concordo com a Paula quando refere que "os erros ortográficos não matam ninguém", mas custa-me ler um livro de um autor nacional com erros ortográficos. Sinto que "mancha" o livro, principalmente quando há erros que não deveriam ter passado numa revisão cuidada (e não, não me estou a referir a letras trocadas).
      Quando a sentir falta de mais desenvolvimento, é puramente uma questão de gosto pessoal. E neste caso específico senti mesmo falta de saber mais, quer sobre a própria raça dos vampiros, quer sobre a luta vampiros vs lobisomens e alegra-me saber que o Alex irá explorar mais estas questões no 2º volume.
      Tal como a Paula referiu, cada pessoa tem direito à sua opinião. É algo que favorece a diversidade literária e acho positivo que a Paula tenha gostado da história. Até porque as minhas 2 estrelas não representam "não gosto" (isso é mesmo a 1 estrela), mas sim "foi uma leitura mais ou menos"
      E tal como referi no final da minha opinião, acredito que a história tem potencial e que o próximo livro do Alex será melhor. Até porque "Supremacia - Os Lagos dos Sonhos" é o primeiro livro do Alex, um jovem que, tal como todos nós, tem ainda muito que aprender.

      Eliminar
  4. Olá,
    Gostei da tua opinião e da tua sinceridade.
    Quanto ao livro gostei do que li na sinopse. Ainda não sei se o vou ler mas fiquei curiosa e gostava de o ler para poder chegar às minhas próprias conclusões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Obrigada pela tuas palavras. Sou sempre sincera nas minhas opiniões pois acho que é uma das características mais importantes =)
      E fico contente por ficares curiosa com o livro, e não te cingires apenas à classificação. Pois é sempre bom tirarmos as nossas conclusões =)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Gostei da tua opinião, cada leitor tem os seus próprios gostos literários por isso é que existem tantos blogues com opiniões tão diferentes de um mesmo livro. Se todos gostasse-mos do mesmo não tinha piada nenhuma.
    Não conhecia o livro, fiquei curiosa por o ler para poder ter a minha própria opinião.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Claro! Concordo contigo! É sempre bom, quer a diversidade de géneros, opiniões e gostos.
      E fico contente por ficares curiosa com o livro, pois é sempre bom tirarmos as nossas conclusões =)
      Beijinhos

      Eliminar