sábado, 11 de julho de 2015

A Tormenta de Espadas: George R.R. Martin

A Tormenta de Espadas (As Crónicas de Gelo e Fogo, #5)
Título: A Tormenta de Espadas
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas

(Releitura em Julho 2015 / Lido 1ª vez verão/outono 2008: 5 Estrelas)

A Tormenta de Espadas e A Glória dos Traidores, são os dois livros que mais tinha vontade de reler, visto serem aqueles, que para mim, são os melhores de George Martin, e que correspondem ao "A Storm of Swords", na versão original.

Este é um livro onde muita coisa acontece, pois temos alianças quebradas, novas alianças, fugas. Tendo assim uma história com muito ritmo e com poucos momentos mais parados. E o facto de termos vários POV's de personagens, em locais diferentes, onde muita coisa acontece, faz-nos desejar nunca largar o livro. E neste livro, senti que gostei praticamente de todos os capítulos e das personagens.
Mas falando de personagens, não posso deixar de falar em Jaime. Jaime é um dos motivos que me fazia anisar pela releitura deste livro. E porquê, perguntam vocês. Porque é daquelas personagens, que ganhou e muito em ter POV's próprios, conseguindo-nos mostrar que nem sempre julgamos da melhor forma. Tal como também é extraordinário o poder de Martin, em conseguir tornar umas personagem que não gostávamos, numa das nossas preferidas.
Neste volume torna-se também difícil falar de personagens preferidas. Arya e Tyrion continuam o ter o seu lugar de destaque no meu coração mas a eles juntam-se Jaime e Brienne. Mas também Davos, que nos dá sempre uma boa visão dos acontecimentos, sempre com ponderação e sabedoria. Temos até excelentes capítulos de Daenerys e Brandon, que no último livro me aborreceram um pouco, mas também tantas outras personagens como importância.
Personagens fortes e marcantes, um excelente ritmo de acção, com acontecimentos que nos deixam a matutar no que mais virá acontecer (eu já sei algumas coisas mas não digo eheheh), escrito de uma forma que, apesar de uma saga longa, consegue manter o leitor interessado na história.
O melhor livro da saga até ao momento!!

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Tenho a certeza de que vou gostar deste e dos outros livros da saga. Pois apesar de ter parado é uma paragem temporária.
    Gostei muito da tua opinião e fiquei muito curiosa;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Recomeças a saga quando tiveres vontade mas acredito que vais adorar este e a Glória dos traidores.
      São mesmo os melhores =D
      Beijinhos

      Eliminar