sexta-feira, 31 de julho de 2015

Basta!: Camilo Lourenço

Basta!
Título: Basta!
Autor: Camilo Lourenço
Editora: Matéria-Prima
Classificação: 3 Estrelas

Por norma não leio livros de não-ficção, ainda para mais sobre economia, mas estava na estante desde o Natal de 2012, altura em que me foi oferecido e lá me decidi a pegar nele.
É uma leitura relativamente interessante, e apesar de falar sobre economia, finanças e política, está escrito de forma acessível, mesmo para quem não seja, ou não tenha estudado nesta área.
Achei particularmente interessante, a última parte do livro, onde refere as alterações que se deveriam efectuar para conseguirmos melhorar a situação económica do País, afinal de contas, já por 3 vezes que recorremos ao FMI, sendo que os erros são os mesmos.
Estaria na altura de se aprender, finalmente, com os erros. E sim, há decisões que são "dolorosas" mas que seriam importantes.

10 comentários:

  1. Olá Tita,
    Bom este definitivamente não é o meu género de livro, mas admiro o facto de o teres lido eu não seria capaz.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Como foi oferecido e ainda por cima sendo eu de gestão (tive cadeiras de finanças e economia e tal), lá lhe dei uma oportunidade... realmente não faz o meu estilo de leitura, mas pronto, é menos um livro na estante por ler ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois mas ao leres este livro eras um peixe dentro de água eu definitivamente seria um peixe fora de água;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Sim, já conheci os termos e assim, mas achei que estava relativamente bem explicado e até tem um glossário. Mas também sei que não é uma leitura para todos (até seria livro que eu não compraria ;) )
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,

    Eu sei a que este livro iria agradar cá em casa :)
    Por vezes também gosto de ler livros de não ficção, mas este tema não é mesmo a minha praia. Mas assim reduzes a pilha. Já a minha...esta na mesma :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa
      Deixa lá, que também não é livro que eu fizesse grande questão de ler =P mas agora é menos um na pilha =D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Eu também não sou muito adepta de livros de não-ficção, e de economia muito menos. Mas assim foi uma leitura diferente e é menos um livro por ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Eu percebo-te =D
      Mas sim, é menos um por ler e aos poucos lá se vai baixando a pilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Sempre que pude vi os comentários que Camilo Lourenço fazia no programa da manhã na TVI agora acho que está na RTP mas não o vejo com tanta frequência. Ele dava concelhos financeiros muito úteis e sempre gostei dos seus comentários.
    Tenho a certeza que é um excelente livro embora eu não percebesse metade das coisas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Já nem me lembrava dos comentário do Camilo Lourenço na tv! Mas acho que costumava ver na RTP, mas posso estar a fazer confusão. Mas um comentador, que gosto ainda mais, é o da Sic, o José Gomes Ferreira.
      Acho que eras capaz de perceber, o livro está escrito de forma mais acessível, o autor explica as coisas e até tem um glossário de termos =)
      Beijinhos

      Eliminar