quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Balanço Dezembro 2015



Eu sei que Dezembro ainda não terminou mas a verdade é que já não devo ler mais este mês.
Estou a contar publicar no início de Janeiro, um balanço completo relativamente às leituras de 2015, como também preparar a página completa dos desafios literários que vou participar em 2016. Aguardem =)


Leituras

Tenho ideia que habitualmente não leio muito em Dezembro mas este ano li bastante e porquê? Porque participei no Desafio Natalício do grupo Maratonas, Desafios e Leituras Conjuntas do Goodreads, mas também na Maratona Merry Little Christmas (#mmlittlechristmas) que foi organizada pela Joca do canal Litte House of Books e ainda na Maratona Encontros de Natal (#‎mlviagensinesperadas‬) organizada pela Catarina do blogue Sede de Infinito e pela Silvana do blogue Por Detrás das Palavras.

E, afinal, o que li?
1 - O Aroma das Especiarias: Joanne Harris 
2 - O Palácio de Inverno: Eva Stachniak
3 - Aventura do Pudim de Natal: Agatha Christie
4 - Um Presente do Bob:  James Bowen
5 - O Estranho Mundo de Jack: Tim Burton
6 - Cântico de Natal: Charles Dickens
7 - Noite de Reis: Trisha Ashley
8 - Vovó Vigarista: David Walliams
9 - Paris é uma Festa: Ernest Hemingway
10 - A Casa das Vestais: Steven Saylor
11 - Contos de Natal Portugueses: Vários Autores
12 - Orgulho e Preconceito: Jane Austen
13 - Oliver Twist: Charles Dickens
14 - Flores: Afonso Cruz
15 - O Principezinho: Antoine de Saint-Exupéry, José Luís Peixoto

Li ainda 4 contos.
Podem ler aqui a opinião de A Última Ceia - Um Conto de Terror Natalício de Ana C. Nunes e Gosto do Natal de Fátima Ribeiro que está disponível para leitura online aqui.
Li também Redenção, um conto de Natal de Nuno Nepomuceno (foi releitura), disponível online aqui
e Titão - O Duende Trapalhão de Pedro Jardim, também online aqui, mas por preguiça não escrevi opinião =P


Aquisições

Este mês portei-me um bocadinho mal e comprei dois livrinhos. Mas são dois livrinhos lindos =)


Não tinha conhecimento desta edição de Contos de Natal do Dickens mas quando vi uma foto da Joca fiquei apaixonada. É da Civilização e de 2011. Como é que eu não conhecia?? Talvez por não ser da colecção Novos Clássicos e não ter havido muito divulgação.
Aproveitei ainda, para comprar online, esta edição linda e maravilhosa do Pincipezinho que tinha saído com o jornal Expresso e a revista Visão. Na altura não comprei mas este mês fiquei a saber que era possível comprar online e pronto, não havia como resistir. Se estiverem interessados podem comprar aqui.

Sendo Dezembro o mês do meu aniversário e do Natal, recebi também algumas prendinhas.


O livro Marquesa da Alorna foi prendinha de anos e numa a ida a casa do meu tio trouxe também Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago, que é dos livros do autor que mais curiosidade tenho.
Os outros três livros foram prendinhas de Natal.


Filmes

Vi alguns filmes e revi outros:
* Minions: Não há como não adorar os Minions! 
* Um Conto de Natal do Mickey: Este é daqueles filmes que adoro e que tento ver sempre que dá na tv ou se o encontro por "aí".
* O Clube de Leitura de Jane Austen: É certo que é uma comédia romântica, com alguns dramas amorosos mas que no fim, tudo termina bem. Mas gostei da interligação com as obras de Jane Austen, da ideia de um clube literário e ainda das referências à autora de FC Ursula Le Guinn.
* O Estranho Mundo de Jack: Tendo lido o livro também este mês, fiquei cheia de vontade de ver o filme e não me desiludiu. Adorei! Um excelente filme de natal com contornos mais "assustadores". É um filme de animação mais sombrio e com uma história um pouco triste, e diria que pouco infantil apesar de no fim tudo terminar bem. E não posso deixar de falar na banda sonora, é simplesmente fantástica.

Vi ainda alguns dos filmes que foram dando na tv, entre eles: A Bela Adormecida, Frozen - O Reino do Gelo e Os Smurfs 2.

Tenho ainda muita curiosidade para ver o novo filme da saga Star Wars - O Despertar da Força - mas prefiro esperar que o pessoal acalme.


Séries

Acompanhei a última temporada de Downton Abbey e gostei muito.
Já nas dois últimas temporadas que tinha perdido um pouco o interesse, apesar de ter continuado a acompanhar, mas esta surpreendeu-me pela positiva e deixou-me sempre interessada.
Gostei muito do final.  

Quanto a The Walking Dead, cuja primeira parte da temporada 6 terminou em Novembro, ficou para já em stand-by e faltam-me ainda ver os dois últimos episódios (que estão guardados na box, ou melhor, estariam caso a box me deixasse aceder às gravações) mas, sinceramente, perdi o interesse. 
Os primeiros três episódios agradaram-me bastante e deixaram-me super ansiosa mas depois, para mim, tornaram-se chatos. E sim, eu sei que ainda me faltam ver os últimos dois, e que por norma, são de nos deixaram em suspense até a temporada voltar, mas a verdade, é que não sinto vontade de ver. Acham que vale a pena continuar a ver?

6 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Já vi a primeira parte da season 6 do Walking Dead. Realmente aquele último episódio dá vontade de continuar a ver, mas a série já merecia um final. Está a tornar-se pouco surpreendente e o suspense já não era o das primeiras temporadas. Vamos ver como continua...

    beijinhos e boas leituras! (também tenho "a Marquesa de Alorna" por ler :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Ainda não sei se vou ver os 2 episódios que me faltam e se vou continuar a acompanhar, pois sinto o mesmo que tu. Ainda por cima, tenho a sensação de em tempos, ter lido, que a série ia durar mais uns bons anos. E sinceramente, não tenho muita paciência =P

      Quem sabe uma leitura conjunta ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bom Ano Novo, com tudo de bom e na companhia de muitas boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Liliana!
      Um Bom Ano também, com tudo de bom =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Que livros e filmes tão bons :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar