quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Como costumo cozinhar couscous

E porque o blogue não é só sobre livros, hoje trago-vos uma receita. Ou melhor, venho partilhar convosco como costumo cozinhar couscous.
Peço desta já desculpas por não ter quantidades, mas esta é uma receita, em que tirando o couscous, o resto é tudo a olho ;)

1 - Numa frigideira, com um pouco de azeite, costumo deixar o bacon em tiras perder um pouco a gordura (desta vez não usei bacon), depois deito legumes, tempero com pimenta, gengibre em pó e um bocadinho de sal (caso seja necessário) e deixo-os saltear. Ultimamente tenho usado mistura de legumes chinesa mas já usei cenoura aos cubos, ervilhas e até couve-flor, que cozo primeiro. No caso da fotografia, salteei primeiro os legumes chineses e depois adicionei salsichas às rodelas (tinha 3 no frigorífico e resolvi aproveitá-las).

2 - Quando os legumes estiverem prontos, passo então para o couscous.
Noutra frigideira coloco água (100 ml por cada 100 gr de couscous), um pouco de margarina, um bocadinho de caldo Knorr®, umas gotinhas de Tabasco e caril e açafrão diluídos num pouco de água, e deixo ferver, mexendo um pouco para ficar tudo bem misturado. Assim que ferve, apago o lume e deito com cuidado o couscous, sem mexer, mas distribuindo de forma uniforme pela frigideira.

3 - Aguardo uns 3/4 minutos e volto a ligar o lume em mínimo e com a ajuda de um garfo de madeira, vou separando, com calma, o couscous. Assim que estiver tudo bem separadinho (ok, nem sempre fica completamente solto, mas a ideia é soltarem o máximo que conseguirem) é a altura de envolver os legumes.
E pronto, está feito!



Vocês costumam cozinhar couscous? Como costumam fazer?

4 comentários:

  1. Olá olá,

    Bem tenho andado meio desaparecido e venho agora aqui e apanho com esta receita, o que vale é que estou sem fome ehehe, mas é sem duvida uma mais valia e sem duvida uma comida tipicamente africana, não gosto muito prefiro um bom borreguinho assado no forno a lenha com um arroz com uma chouriça de cebola :P

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      às vezes faz falta uma receitinha =P
      Por acaso não sou fã de borrego e nunca provei chouriça de cebola =P
      Acho que couscous é típico do médio oriente mas só este ano é que experimentei e até gostei ;)
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Que bom aspeto :)
    Ainda só cozinhei uma vez, e da mesma maneira que faço o arroz eheh, foi a receita que encontrei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      A primeira vez também fiz mais ou menos assim, mas não ficou muito saboroso.
      Beijinhos

      Eliminar