quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Rubicão: Steven Saylor

Rubicão
Título: Rubicão
Autor: Steven Saylor
Editora: Quetzal Editores
Classificação: 4 Estrelas

Steven Saylor já se tornou num dos meus autores preferidos graças aos livros da série Roma Sub-Rosa, caracterizados por serem policiais-históricos.
Neste livro, Numérico, sobrinho de Pompeu é encontrado morto no jardim de Gordiano, que é forçado a investigar e descobrir o culpado do crime. Paralelamente, há a ameaça da guerra civil entre Pompeu e César, que acaba por servir de pano de fundo à nossa investigação, ou será ao contrário? ;)
Apesar de termos um crime logo no início da história e de irmos acompanhando a investigação de Gordiano, desta vez, ao contrário do que é habitual, não senti o livro como um policial, pois achei que o foco principal do livro era a guerra entre Pompeu e César, e não a investigação de Gordiano. É certo que no final é-nos desvendado o culpado e o porquê, algo que até me surpreendeu, mas realmente o ponto alto do livro é mesmo o clima de tensão e todos os jogos políticos que levaram César ao poder.
Mas não pensem que por este livro se focar mais como histórico, se torna mais maçudo, nada disso, a escrita de Steven Saylor é muito agradável e directa, que me leva a viajar por Roma Antiga.
Apesar de não poder considerar Rubicão como policial, foi, como sempre, uma boa leitura e só tenho pena que, muito provavelmente, terei que dar um "salto temporal" no próximo livro de Saylor que ler, pois o seguinte livro - Desaparecido em Massília - é o único que me falta.

10 comentários:

  1. Ois,

    Bem volta e meia vejo-te a comentar os livros deste escritor e fica o arrependimento de nunca ter lido e logo eu que gosto tanto de livros com estas personagens, tenho que ler eu sei :(

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Gosto muito dos livros desta série. E acho que também irias gostar.
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá, Tita,
    Gostei muito da tua opinião. Quando tiver oportunidade tenho de experimentar ler. Acho piada a um toque policial em romances históricos :D
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su
      Eu estou a adorar a saga Roma Sub-Rosa do autor =)
      E acho que também és capaz de gostar. Gordiano é um detective na Roma antiga, e para além de crime e mistério, ainda temos factos históricos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Estou com o Fiacha. Cad avez que te vejo falar neste autor penso sempre "tenho de ler este autor, tenho de ler este autor" e depois fica para a próxima. Mas são tantos.
    Mas vou ver se o faço este ano. mas acho que com tantos livros vou precisar da tua ajuda para saber qual o melhor livro para começar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sim é verdade. Esta saga é grandinha, acho que são uns 12 livros (não fui confirmar) e infelizmente ainda me falta um =(
      Mas sim, claro. Quando um dia quiseres experimentar, diz =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita
    Não conhecia mas deve ser "engraçado". Tenho de ver se consigo ler :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu gosto muito da saga.
      Se gostas de policiais e de históricos, acho que vais gostar =)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita,
    Desconhecia o escritor a não ser por aqui no teu blog, este livro contudo deixou-me de água na boca.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Pois é, de vez em quando este autor aparece aqui pelo blogue mas realmente gosto bastante desta série.
      Tens que experimentar.
      Beijinhos

      Eliminar