sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O Indesejado: Sarah Waters


O Indesejado
Título: O Indesejado
Autor: Sarah Waters
Editora: Bizâncio
Classificação: 4 Estrelas

Ficha no Goodreads aqui

O livro chama a atenção logo pelo título e pela sinopse, levando-nos a querer que há algo ou alguém por detrás dos acontecimentos.
A história gira em torno de Hundreds Hall, uma propriedade feudal, que pertence à família Ayres, mas que se encontra em declínio. O Dr. Faraday, que em criança conheceu a mansão no seu esplendor, é chamado para uma consulta à empregada da casa, iniciando-se assim o relacionado deste com os habitantes da casa: Mrs. Ayres, a filha Caroline, o filho Roderick e a empregada Betty. E vamos tendo então as primeiras pistas que algo mais se passa.
É uma escrita algo descritiva e lenta mas que consegue criar, de forma muito competente, uma atmosfera gótica e algumas partes mais assustadoras. Conseguimos sentir que estamos dentro da casa, a viver aqueles acontecimentos que nos provocam um arrepio na espinha e que nos fazem estar atentos a todos os sons ao nosso redor. E lendo à noite, como aconteceu comigo, a experiência ainda se torna mais arrepiante.
As personagens estão bem construídas e a forma como se relacionam entre si é bastante real. E interligadas com a história e a casa, faz-nos ir criando as nossas teorias. Será loucura familiar? Será uma "entidade"? Está o Dr. Faraday por detrás do que acontece?

Quanto à minha classificação, estive quase para lhe atribuir 5 estrelas mas o final, demasiado aberto e sem uma explicação especifica do "porquê agora" e "quem" foi a principal causa de ter baixado para as 4 estrelas.

Apesar de diferente, quer em termos de enredo, quer em termos de escrita, foi um livro que me fez lembrar bastante a atmosfera gótica e sombria de Rebecca de Daphne du Maurier, um dos meus livros preferidos de sempre e que tenho tanta vontade de reler.

8 comentários:

  1. Olá Tita,
    Também gostei muito deste livro. Gostei de todo o mistério da narrativa.
    E sim também concordo relativamente ao final. Poderia ter acabado de outra forma.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu não estava à espera deste clima mas gostei bastante =)
      Mas o final é que soube a pouco mas mesmo assim foi uma excelente leitura.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, Tita,
    Estou super curiosa com este livro. Em principio vai ser uma das minhas leituras de março ;D

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      A sério? Espero que gostes e depois quero saber o que achaste =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá! =)

    Este foi um dos melhores livros que li no ano passado. Aqui está um livro do género que consegue ter mesmo tudo o que uma boa história de suspense deve ter. Gostei imenso do final e, apesar de ser mesmo muito aberto, acho que há lá uma pista para o que era aquilo =) Mas é apenas uma conjuntura...

    Gostei muito da tua opinião!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Adorei o clima de suspense e gótico do livro. Sim, sim, também tenho a minha teoria =P mas gostava de ter tido uma explicação. De qualquer modo, gostei bastante do livro e é daqueles que, um dia, vou querer reler =)
      Obrigada =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita
    Tenho muita curiosidade para ler este livro, e agora ainda fiquei com mais :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      É sempre bom quando uma opinião nos deixa ainda mais curiosos ;)
      Acho que és capaz de gostar.
      Beijinhos

      Eliminar