sábado, 4 de junho de 2016

Os Conjurados de 1640: Charles-Philippe D'Orléans

Os Conjurados de 1640
Título: Os Conjurados de 1640
Autor: Charles-Philippe D'Orléans
Editora: Esfera dos Livros
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Quem já me acompanha há algum tempo, já percebeu que romances históricos são um dos meus géneros literários preferidos, e quando vi este livro, a sinopse chamou-me logo a atenção. E com o apoio da Editora Esfera dos Livros, tive o prazer de ler este livro mais cedo do que esperava. Muito obrigada =)

O nosso protagonista é João Bocarro, que descobre que é um cristão-novo e que parte para Madrid, juntamente com o seu tio (e não o avô, como a sinopse menciona). Já em Madrid, reencontra Miguel de Vasconcelos, um antigo vizinho e a quem tinha salvado a vida, mas também se passa a relacionar com D. Antão Vaz de Almada, que alicia João para o grupo de conjurados.
A história é interessante, focando-se na duplicidade da vida de João, fazendo parte do grupo de conjurados da Revolução do 1.º de Dezembro de 1640.
O autor consegue-nos transportar até ao Séc. XVII, através da escrita mais trabalhada e das suas descrições. No entanto, o enredo desiludiu-me um pouco pois esperava que grande parte do enredo se focasse mais no grupo de conjurados e nos seus planos, mas esta conjura serve como pano de fundo e o livro centra-se mais na vida de João e no seu desejo de vingança.
Foi também um livro que, inicialmente, me custou um pouco a ler. Sendo que, quando já ia a cerca de metade, resolvi parar e voltar ao início, pois senti que não estava devidamente concentrada. É um livro que, apesar do seu tamanho (pouco mais de 200 páginas), exige mais concentração, pois além da acção actual, temos várias analepses e alguns sonhos ou premonições, que podem baralhar os leitores mais distraídos, mas também a quantidade de personagens.
Acho que o meu problema foi mesmo estar à espera de algo mais, e deveria ter-me focado mais na sinopse. No entanto, foi uma leitura muito agradável e que recomendo para quem goste de romances históricos, mas com a ressalva de que o enredo se foca mais na vida de João, do que na conjura.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Tita,

    Bom assim sendo perdi um bocadinho a vontade de ler o livro. Não que não queira lê-lo à mesma, mas esperava algo que se centrasse mais na conjura. Ainda assim parece-me interessante. Sobre o mesmo tema tenho pedido "A Tomada de Madrid" à sde, mas já sabes como é...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Também esperava que tivesse mais detalhes sobre a conjura, daí ter ficado um pouco desiludida, apesar de ter gostado da história.
      Também tenho esse livro pedido... enfim... sem novidades em relação a esse assunto.

      Beijinhos

      Eliminar