quinta-feira, 23 de junho de 2016

The Kitchen Boy: Robert Alexander


The Kitchen Boy : Os últimos dias dos Romanov
Título: The Kitchen Boy - Os Últimos Dias dos Romanov
Autor: Robert Alexander
Editora: Casa das Letras
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Há já algum tempo que tinha muita curiosidade neste livro, quer por se focar nos últimos dias dos Romanov, mas também por ter visto opiniões muito positivas.
Robert Alexander focou-se na última entrada do diário da Czarina Alexandra, onde é mencionado que o jovem ajudante de cozinha - Leonka - foi levado pelos bolcheviques. Assim, o autor baseou-se na possibilidade de o jovem Leonka ser o único sobrevivente que sabe o que se passou ao certo com a família Romanov.
Sim, é um romance de ficção e como tal, sabemos que nem tudo o que estamos a ler foi o que efectivamente aconteceu, e que parte do enredo é ficcionado. No entanto, é uma história que está pautada de factos verídicos e onde temos acesso a algumas das cartas que realmente existem.
Este é um livro marcado por um tom triste, apesar de algumas partes mais motivadoras para a família, mas é um livro que quase nos sufoca com a angústia. A forma detalhada e crua que o autor faz do assassínio deixa-nos sem ar. O autor não nos poupa ao sofrimento da família, nem da forma como foram tratados, quer antes, quer após a morte.
Mas é claro, que temos também o nosso mistério, esse sim ficcionado, e que mesmo assim, quando pensamos que já sabíamos tudo, o autor surpreende-nos.
A morte da família Romanov continua ainda hoje, envolta em mistério, e o facto de dois dos corpos - o herdeiro Alexei e a Grã-Duquesa Maria, e não a Anástacia - não terem sido encontrados na primeira sepultura, proporciona várias teorias e especulações.
Adorei! E sem dúvida que vou querer ler mais sobre os Romanov e os outros Czars da Rússia.

8 comentários:

  1. Ois miga,

    Antes demais espero que esteja tudo bem por aqui e claro as minhas desculpas por esta minha ausência, nada de especial, apenas preguiça :D

    E vim logo ver este grande comentario, fiquei muito curioso e fica desde já registada a tua recomendação, se poder vou ler ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Não tens que pedir desculpa, eu compreendo. Até porque imagino que com as férias, tenhas imensa coisa para pôr em dia.
      Acho que ias gostar =)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Já tinha este debaixo de olho há algum tempo. Agora com a tua opinião, fiquei com ainda mais curiosidade para o ler um dia :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Eu já tinha tido este livro na minha wishlist, já o tinha tirado e olha, quando o vi à venda, lá me decidi. E ainda bem. Adorei e acho que tu também vais gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Já conheço este livro há algum tempo e nunca li.
    Fiquei com curiosidade. Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Ainda bem que o comprei e li. Foi mesmo muito bom. Se quiseres, já sabes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita
    É um livro que adicionei recentemente à lista de livros a ler. Ainda bem que gostaste :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Quando o leres, espero que também gostes =)
      Beijinhos

      Eliminar