terça-feira, 21 de junho de 2016

Um Mundo Sem Fim II: Ken Follett


Um Mundo Sem Fim - Volume 2 of 2
Título: Um Mundo Sem Fim II
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Assim que terminamos o primeiro livro temos logo vontade de pegar na sua continuação, e foi praticamente isso que fiz, tendo apenas lido um livro de aventura juvenil no meio, para "aliviar" um pouco.
Este segundo livro, acaba por ser mais interessante, com um ritmo não tão lento e onde notamos o afastamento das parecenças em relação aos Pilares da Terra.
É certo que continuamos com uma narrativa mais descritiva e logo na parte inicial temos uma descrição de uma esfolamento, que não é muito aconselhável a pessoas mais sensíveis.
Para além das personagens que já conhecemos anteriormente, temos algo que marca este volume - a Peste Negra - e que acaba quase por ser como uma nova personagem na história.
Temos um enredo rico com aventuras, mistérios, acção, amor e muita, mas muita sacanice. As nossas personagens vão enfrentar tanto sofrimento e tantas adversidades que, algumas vezes, temi o pior.
Gostei bastante da forma como Ken Follett construiu este romance histórico, com personagens muito interessantes e interligando-as com a história de Inglaterra. No entanto, algo que me desiludiu um pouco, foi a personagem do Irmão Thomas e do seu segredo. Tanto mistério e pfff! Outro ponto que me causou alguma "comichão" e que achei desnecessário foi a repetição de ideias e de acontecimentos, como se este livro fizesse parte de uma longa saga e não um stand-alone (isto porque, apesar de em Portugal, ter sido editado em dois volumes, na versão original é apenas um único livro).
Algo que me agradou foi o facto de o autor ter explorado o modo como a sociedade e a Igreja viam as mulheres, que eram sempre discriminadas e desconsideradas, mesmo quando tinha opiniões muito mais sensatas, como é o caso da higiene durante o período da Peste Negra.
Apesar do seu tamanho, e destes pontos menos positivos, foi um livro que me manteve agarrada, sempre na expectativa de conhecer o futuro das personagens.

4 comentários:

  1. Olá Tita,

    Bem essa do esfolamento já me está a assustar... Agora tens que esperar até 2017 pela continuação :) Ebtretanto podes ir pegando na Trilogia do Século hehehe

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Eu que nem me costumo impressionar muito com as descrições nos livros, confesso que esta cena me deixou muito desconfortável.

      Pára tudo!!! Explica lá essa. O Ken Follett vai lançar, em 2017, a continuação?? A sério?? Não sabia -.-'
      Ahh a trilogia O Século! Até tenho alguma curiosidade mas só de pensar no tamanho, até me assusto. Talvez para o ano e muito provavelmente em ebook =P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Minha amiga, passo a explicar eheheh

    Saiu uma notícia no ano passado. Vai sair continuação desta série em 2017, 2020 e 2023.
    Espreita:
    http://deliciasalareira.blogspot.pt/2015/04/noticias-ken-follett.html

    E há mais! O lançamento do livro que sairá em 2017 será feito em Portugal, em simultâneo com o original.

    Quanto à trilogia do século, já os tenho todos na estante, mas também me falta a coragem. Isso e queria ler primeiro estes do Mundo Sem Fim. Tinha planeado ler um calhamaço destes por ano e ainda não desisti da ideia :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como já tinha comentado contigo, para mim não serão uma prioridade. Só séries e trilogias e tal, começo a ficar um bocadinho cansada.
      Quanto ao Século, talvez um dia, mas muito provavelmente em ebook porque o tamanho deles, são coisinhas para dar cabo do pulso de uma pessoa ;)

      Beijinhos

      Eliminar