sexta-feira, 15 de julho de 2016

Maratona Cineverão - Actualização 1

E hoje trago-vos a minha primeira actualização da "Maratona CineVerão" (#mcineverao). Esta primeira semana correu muito bem e vi 5 filmes. Vamos ver se continuo a manter um bom ritmo ;)



* Categoria Arte: Black Swan (2010)
http://www.imdb.com/title/tt0947798/

 Nina é uma jovem bailarina de ballet, inocente e muito mas muito dedicada à sua profissão, na busca pele perfeição. É também muito pressionada pela sua mãe, uma antiga bailarina, que abandonou a sua carreia quando ficou grávida de Nina, e que acaba por projectar os seus sonhos e ambições na filha Nina.
Quando o diretor da companhia decide substituir a bailarina principal, na nova temporada de O Lago dos Cisnes, Nina esforça-se ao máximo para ser a escolhida, mas tem uma nova concorrente, Lily, uma bailarina mais impulsiva.

É um filme que poderá ser um pouco confuso, caso não estejamos com muita atenção. Isto porque ao longo de todo o filme vamos tendo uma mistura entre a realidade-real e uma realidade criada por Nina, que reflete alguma insanidade. Esta mistura de realidades faz com que os espectadores fiquem na dúvida sobre o que é real ou o que é um delírio de Nina.
Um filme com uma história muito intensa, quer pela busca da perfeição, a pressão profissional, a rivalidade entre bailarinas e a relação mais doentia entre mãe e filha. A fragilidade, a perfeição, o erotismo, a transformação de personagens. Cenas carregadas de erotismo, mas também outras mais sexuais, fazem com que seja um filme muito rico.
Foi um filme diferente, mas que adorei. Fantástica prestação de Natalie Portman, cujo Óscar foi mais que merecido.


* Categoria Conflitos Amorosos: Love, Rosie (2014)
http://www.imdb.com/title/tt1638002/

Rosie e Alex são os melhores amigos desde a infância, que sentem uma atracção um pelo outro, mas que se acabam por separar fisicamente, pois Alex decide ir estudar para os Estados Unidos.

Este é daqueles filmes românticos clichê, em que sabemos à partida qual será o desfecho. Felizmente não é tão meloso como possa parecer pois vamos tendo algumas cenas mais cómicas, com piadas entre os amigos. Mas é claro, que sendo um filme romântico, as nossas personagens vão tendo vários percalços de vida, principalmente Rosie.
Quanto ao final, achei-o algo abrupto, já que depois de tantos encontros e desencontros entre Rosie e Alex, acho que poderíamos ter um pouquinho mais da vida em comum deles.
É baseado no livro, com o título original “Where Rainbows End” e em português “Para Sempre, Talvez” de Cecilia Ahern.
Não é de todo, um género que goste e achei algo fraquito. Entreteve mas não é nada de especial.


* Categoria Europeu ou Asiático: Paulette (2012)
http://www.imdb.com/title/tt2215395/

Paulette é uma velhota muito rezingona, mal-humorada e racista, que faz um esforço por sobreviver com a sua pensão de sobrevivência. Até que se apercebe que os traficantes de droga ganham muito dinheiro e decide então entrar neste negócio. Mas Paulette começa a ter problemas com os actuais intermediários e acaba por ter uma brilhante ideia para o negócio: fazer doces e bolos “especiais”.

Paulette é uma pessoa muito desagradável mas que ainda assim, conseguiu conquistar-me, mesmo com tantos comentários racistas e refilando com todos e sobre tudo, mas que acima de tudo, se sente sozinha e que passa dificuldades financeiras.
Este filme surpreendeu-me bastante, pois além de ser uma comédia, aborda também temos muito sérios e actuais, tais como a solidão dos idoso e a falta de condições económicas, mas que ainda assim nos consegue fazer rir. A sério, não estava a espera de gostar tanto deste humor mais negro e sarcástico mas a verdade é que o filme me manteve sempre agarrada com todas as peripécias em que Paulette se vê envolvida. Outro aspecto muito positivo foi a evolução de Paulette e a forma, como através do seu negócio de bolos especiais, se torna numa pessoa melhor.
Um filme que acho que vale a pena darem-lhe uma oportunidade. E fiquei ainda a saber que este filme é baseado numa história verídica! E esta heim?


* Categoria Animação: Zootopia (2016)
http://www.imdb.com/title/tt2948356/

Judy Hopps é uma coelhinha, filha de agricultores mas que tem o sonho de se mudar para a cidade de Zootopia, onde todas as espécies convivem em harmonia, para se tornar na primeira coelha policia, pois todos os agentes policiais são predadores.

Vou começar já por dizer que adorei este magnífico filme de animação. A Disney, uma vez mais, superou-se. São abordados temas como o preconceito e como temos sempre que lutar e não desistir dos nossos objectivos, mas também a corrupção e sermos responsável pelos nossos actos e palavras. É por isso, muito mais do que um simples filme de animação e que nos faz estar sempre atentos às mensagens que nos transmite, que por simples que possam ser, são muito importantes.
Para além disto, tem cenas bem divertidas e ainda algumas referências que nos põem um sorriso no rosto, como por exemplo termos preguiças como funcionários da DGV e um minúsculo rato como “O Padrinho”.
Um filme que recomendo a todos!


* Categoria Guerra: Inglourious Basterds (2009)
http://www.imdb.com/title/tt0361748/

Durante a 2ª Guerra Mundial a França está ocupada pelos nazis e o tenente Aldo Raine é o encarregado de reunir uma equipa de 8 soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazis, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss que assistiu à execução da sua família pelas mãos do coronel Hans Landa, planeia também uma maneira de se vingar.

Provavelmente já praticamente toda a gente viu este filme e apesar de ter muita curiosidade, ia adiando e agora só me pergunto “mas por que é que eu ainda não tinha visto este filme antes?”.
Fantástico!!!
Este é um filme sobre a 2ª Guerra Mundial mas não é um filme típico. Sim, temos cenas mais sangrentas e explícitas mas é um filme que nos cativa e que apesar das suas duas horas e meia, não se torna secante. Um filme marcado pela vingança! Mas também com um toque de humor.
Impressionante também, são as línguas faladas durante o filme: inglês, francês, alemão e até mesmo italiano.
Todo o elenco está fantástico!
Um filme poderoso!

8 comentários:

  1. Olá Tita
    Ver 5 filmes numa semana é bem bom :)
    Já vi O Cisne Negro e Sacanas sem Lei. Não consegui gostar muito do primeiro.
    Quero muito ver os outros três.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Até fiquei surpreendida comigo própria =)
      Vê o Zootopia, é mesmo muito fixe!!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Estás de parabéns linda, cinco filmes numa semana é obra.
    Destes todos vi o "Cisne Negro" duas vezes uma no cinema e outra em contexto sala de aula e sou fã do filme acho fantástico.
    Quero muito ver Zootopia, gosto deste género de filmes.
    Beijinhos e bons filmes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Nem estava à espera de ver tantos filmes numa semana mas é sinal que estou motivada a dedicar-me um pouco mais aos filmes =)
      Tens razão, o Cisne Negro é fantástico, apesar de não ser um filme muito fácil de ver.
      Zootopia é top!! Muito, muito fixe!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita!

    Parabéns por todos os filmes vistos ao longo da semana.
    De todos só vi o "Love, Rosie"... Eu gostei, mas sou suspeita porque gosto deste género de filmes. Porém, concordo contigo em relação ao final.
    Tenho muita, muita curiosidade em relação ao "Cisne negro" e ao "Zootopia"

    Eu só consegui começar a minha maratona esta semana. Vamos ver o que é que consigo ver.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Obrigada e nem estava à espera de conseguir ver tantos filmes, mas pelo menos é sinal que estou motivada =)
      É bom saber que mesmo quem gosta deste género também achou o final muito apressado.
      Gostei bastante do Cisne Negro, mas não é um filme muito fácil de ver. Mas Zootopia é top! É bem giro e com mensagens bem importantes.
      Boa sorte para o teu bingo =)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, Tita,

    Desta lista vi o primeiro e o último, e adorei-os! Da primeira vez que vi o "Black Swan" senti-me mesmo baralhada :O é mt bom (gosto de filmes sobre obsessão).
    Fiquei interessada na "Paulette" :D hehe
    Se precisares de recomendações recomendo-te o "The Gift" (é um trhiller sobre uma obsessão, tb) e o "I Origins" (com um teoria muito interessante sobre as origens do "Eu"...)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Percebo porque é que te sentiste baralhada da primeira vez que viste o Blsck Swan. É daqueles filmes que se não se estiver devidamente concentrada, acabamos por não perceber tudo. Mas sim, é um filme excelente.
      Eu achei o Paulette divertido e bem interessante ;)
      Obrigada pelas recomendações. Vou tentar ver esses dois =)
      Beijinhos

      Eliminar