segunda-feira, 11 de julho de 2016

PORTUGAL!!!

Ontem foi um domingo mega especial para Portugal.

Começou logo de manhã, em que Portugal conquistou cinco medalhas nos europeus de Atletismo.

Sara Moreira conquistou a medalha de ouro e Jéssica Augusto conquistou a medalha de bronze, na meia-maratona. Prova essa, onde Portugal, ganhou também a medalha de ouro como resultado colectivo da equipa portuguesa.

Tsanko Arnaudov, atleta de origem búlgara, conquistou a medalha de bronze no lançamento do peso dos Campeonatos da Europa de atletismo.

Patrícia Mamona ganhou a medalha de ouro no triplo salto.



Para além desta 5 medalhas conquistadas ontem, já na sexta-feira, Portugal tinha conquistado a medalha de prata por Dulce Félix na prova de 10.000 metros.



Mas estava tudo a pensar, nas 20h e na final do europeu de futebol, contra a França.

Primeiro que tudo, tenho que confessar que, tendo em conta os jogos da selecção na fase de grupos, que não acreditei mas à medida que íamos ultrapassando os jogos, comecei a acreditar e a sonhar que 2016 poderia ser o nosso ano.

O jogo da final foi sofrível. Logo de início, ficarmos em campo sem o Cristiano Ronaldo, que ficou lesionado depois daquela entrada muito violenta de Payet e que o arbitro, nem cartão nem falta assinalou. E após a saída muito prematura de Ronaldo receei o pior mas todos os jogadores deram tudo por tudo.
A França fez um jogo sujo, com muitas faltas, faltas essas que o arbitro ia fechando os olhos.

Se custa perder com uma equipa que não era a favorita? Sim, mes amis, nós sabemos.
Se custa, ainda mais, perder em casa? Sim, mes amis, nós sabemos.
Mes amis, nós sabemos isso tudo. Até primeiro que vocês, pois já passámos por isso em 2004. Foram portanto 12 anos há espera de outra final e que, desta vez, pudéssemos fazer história.
E conseguimos!!

E mes amis, expliquem-me lá porque raio é que ontem não iluminaram a Torre Eiffel de vermelho e verde, as cores de Portugal, mas sim com as cores da vossa bandeira? Que falta de desportivismo! Eu até perceberia que tivessem colocado primeiro as vossas cores, por terem sido o país organizador, mas depois merecíamos o vermelho e verde na Torre Eiffel. Mes amis, isso é que foi dor de corno.

Foi um jogo onde sofremos até ao fim mas...


SOMOS CAMPEÕES!!!!




6 comentários:

  1. Olá Tita,

    Eu não gosto muito de futebol. Não vibro, nem me entusiasmo com os jogos e os jogadores. Sim, foi bom para Portugal ganhar... Mas o que me assusta é o pouco interesse que Portugal e os Portugueses dão às outras modalidades. Nestas últimas 24 horas, 99% (senão 100%) foi a falar da Seleção... E as medalhadas nos Europeus de Atletismo? Não há uma abordagem igualitária nas diferentes modalidades desportivas, e isso deixa-me um pouco triste. Fico triste porque sei que o futebol mexe com muito dinheiro e, por isso, ganha protagonismo.

    Ainda bem que ganhamos o jogo, mas é injusto para as/os atletas dos europeus de atletismo não sentirem um bocadinho mais de reconhecimento e serem completamente apagados na comunicação social.

    É apenas a minha visão. :)

    Beijinhos
    Silvana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Eu confesso que já liguei muito mais a futebol mas em jogos mais importantes/decisivos continuo a vibrar e também a sofrer. O futebol acaba por ser um jogo de massas e daí todo o destaque.
      Mas sim, percebo o teu ponto de vista e concordo. E tens toda a razão, este fds pouco se falou dos atletas dos europeus de atletismo.
      Esse ponto de vista também se costuma aplicar aos Jogos Olímpicos. Normalmente dão destaques aos atletas que vão aos J.O. mas depois, quando se trata dos Paralímpicos, também pouco ou nada se fala, e vistas bem as coisas, são estes atletas que acabam por trazer bem mais medalhas para o país.

      Tal como disse, percebo o teu ponto de vista e também concordo =)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. É mesmo verdade, os Paralímpicos também são muito esquecidos. E trazem-nos tantas medalhas.

      Mas é verdades, o futebol é um jogo de massas e que une muitas pessoas.

      Haverá um dia em que as coisas passem a ser ligeiramente diferentes.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Claro, temos que acreditar que sim =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Domingo foi sem dúvida um ótimo dia para nós portugueses.
    Quanto ao euro 2016, não tenho palavras. Celebrar aquele golo no meio de milhares de pessoas foi uma sensação indescritível. Acho que foi merecido, nós sem dúvida já merecíamos um título e os franceses também já mereciam uma descida à terra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Foi um domingo em cheio =)
      Aquele golo foi magnifico!! Ver os franceses a ter que engolir uma vitória nossa foi excelente!! E ainda por cima em França!! Foi espectacular!!
      Beijinhos

      Eliminar