sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Segue o Coração - Não Olhes para Trás: Lesley Pearse

Segue o Coração - Não Olhes Para Trás
Título: Segue o Coração - Não Olhes para Trás
Autor: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Apesar desta capa que nos remete para um romance fofinho, lamechas, este livro é sobre a vida de Matilda Jennings. Matilda é uma jovem, pobre e que vende flores na rua para ajudar o seu pai a sustenta-los, até que ao salvar uma menina pequena, é-lhe dada a possibilidade de trabalhar como ama, conseguindo assim um vida um pouco melhor. A vida de Matilda inicia-se em Londres, num dos bairros mais pobres mas, a jovem partirá para Nova Iorque, para o Oeste e ainda até São Francisco.
Lesley Pearse interliga então a vida de Matilda com a própria construção dos Estados Unidos, e as diferenças entre os vários Estados, e mostrando-nos as diferenças entre as classes sociais, como também os preconceitos sociais.
Matilda é uma jovem, uma mulher de fibra, que apesar de todas as perdas, de todas as dificuldades, nunca baixa os braços e encara a vida de frente, mas sempre de acordo com os seus valores.
E não se enganem, esta é uma história dramática. Talvez até um pouco dramática demais. Pois confesso que me "irritou" um pouquinho tantas perdas, tantas dificuldades que Matilda tem de enfrentar, mesmo quando pensamos que agora Matilda vai ser completamente feliz, há sempre algo que vem quebrar essa felicidade. A autora fez Matilda "passar as passas do Algarve".

*Alerta de Spolier - Leiam a frase só se já tiverem lido o livro* Gostaria muito mais que Matilda tivesse tido a possibilidade de casar com o capitão Russel e ser feliz até ao vida das suas vidas. *Fim de Spolier*

Matilda é, sem dúvida, uma mulher de fibra merecia essa felicidade e por cima não lhe atribuí as 5 estrelas.

A parte histórica, onde a autora nos dá a conhecer a história dos EUA, nos meados do Séc. XIX,  apresentando-nos várias cidades dos Estados Unidos, as suas diferenças, estão perfeitamente interligadas com a história de Matilda. E apesar do tamanho do livro, não achei a história nada cansativa e só tinha vontade de ler mais e mais.

Para quem quer ler um livro sobre uma história de vida de uma mulher de fibra (mesmo que fictícia) e ao mesmo tempo ficar a conhecer um pouco mais da história dos EUA, este é um livro que recomendo que leiam e se apaixonem por Matilda.

4 comentários:

  1. Olá Tita!

    Eu simplesmente amo este livro. Trouxe-o da biblioteca e li-o compulsivamente. Também concordo contigo, ela merecia ter conhecido a felicidade ao lado do seu capitão. É duro ver por tudo aquilo que ela passou. Eu faço coleção dos livros da autora, sou fã e quero ficar com todos os livro dela. Ainda só tenho 4, mas é para ir adquirindo consoante as possibilidades. Dois deles consegui através de trocas :). Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Achei que a autora fez a Matilda sofreu tanto e sim, merecia ter ficado com o capitão.
      Também gosto muito da autora e também vou arranjando alguns, neste momento tenho 5 (tal como os da Dorothy Koomson).
      São livros muito bons!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Também gosto muito deste livro mas concordo contigo que ela devia ter ficado com o capitão e ser feliz.
    E foi mesmo pelo excesso de dificuldades que na opinião que escrevi do outro livro dela há dias disse que às vezes tem páginas a mais. Neste livro acho que a história poderia ter acabado mais ou menos umas 100 páginas antes, tornando um final mais feliz e em que não se perdia nada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Concordo contigo. Tenho notado que a autora faz as personagens passar por muitas dificuldades e acho que a Maltida merecia mesmo ter tido uma história feliz com o capitão.
      Beijinhos

      Eliminar