sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Cinematona #1: A Minha Participação

A Dora do canal Books & Movies criou esta maratona cinematográfica, com a duração de 1 mês (de 12 de Setembro a 12 de Outubro) e decidi participar.

Temos 12 categorias:

1.Um documentário: Amy (2015)
http://www.imdb.com/title/tt2870648/

Neste documentário, temos vários depoimentos de várias pessoas que privaram com a cantora e até mesmo da própria Amy, quase como se estivesse a contar a sua vida.
Logo desde de cedo que Amy começou a entrar no mundo das
Amy queria ser conhecida pela sua música e não pela sua imagem, comportamento ou polémicas e essa foi a sua maior dificuldade. Para além do consumo de álcool e drogas, Amy também chamava a atenção pela sua magreza excessiva, por causa dos seus distúrbios alimentares.
Um excelente documentário sobre a Amy, onde se nota claramente que ela não estava preparada para lidar com a fama, e que se foi afundando sem que preocupassem verdadeiramente com ela. Quanto a mim, existem claramente dois grandes culpados: o pai, que quanto a mim, era um interesseiro e que poderia ter ajudado Amy, pois temos um relato em que a cantora refere que fará o que ele mandar; e o seu namorado/marido Blake, que foi o culpado por Amy ter entrado nas drogas pesadas.
Um excelente documentário sobre a vida de Amy Winehouse. Perdeu-se uma magnifica artista, detentora de uma voz potentíssima.


2. Um filme europeu: Elle s'appelait Sarah / O seu Nome Era Sarah (2010)
http://www.imdb.com/title/tt1668200/

O filme inicia-se em 1942, durante a ocupação Nazi na França, Sarah Starzynski é uma jovem judia que vive em Paris com os pais e com o irmão mais novo Michel e na tentativa de o salvar, Sarah tranca-o dentro de um armário escondido na parede de seu quarto e pede que ele não saia de lá até que ela regresse. Supostamente esta seria uma cena que seria para nos emocionar mas comigo não funcionou. Eu percebo que Sarah o queira proteger no entanto não percebo como é que, quer a mãe, quer o pai, não acabam por denunciar que o menino está em casa escondido. Esperava ainda que se focasse mais na vida de Sarah, quer enquanto está no campo de concentração, quer também o seu crescimento, a sua culpa e angústia.
Paralelamente, temos a história da jornalista Julia Jarmond que é encarregada de preparar uma reportagem sobre o período em que Paris esteve dominada pelos nazis e ao investigar, encontra um elo entre sua família e a história de Sarah. Mas confesso que também não me interessou. Toda a investigação da vida de Sarah pareceu-me toda um pouco superficial e que “vai tudo aparecendo” e nem a sua vida pessoal me tocou.
Achei fraco.


3. Um filme de terror: O Silêncio dos Inocentes / The Silence of the Lambs (1991)
http://www.imdb.com/title/tt0102926/

Clarice Starling é uma jovem agente do FBI encarregada de entrevistar um criminoso inteligente e violento, Hannibal Lecter, com a intenção de capturar um assassino em série que está solto. Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma mariposa tropical eram encontrados no interior dos corpos das vítimas.
Que filme fantástico, que nos deixa com as emoções à flor da pele. Tão tenso!
Anthony Hopkins é simplesmente genial. Consegue ser frio, não mostrar qualquer emoção e com um olhar que nos deixa sem palavras. Acho que se tornou no meu vilão preferido. Jodie Foster tem também uma actuação fantástica.
Excelente filme!


4. Uma comédia romântica: Elsa & Fred (2014)
http://www.imdb.com/title/tt2113659

Elsa é uma mulher de idade que vive sozinha e Fred é o seu novo vizinho, viúvo. São dois idosos com personalidades muito diferentes mas que acabam por se apaixonarem.
Este é um filme tão giro e tão cheio de sentimentos. Uma história de amor, na terceira idade, e que reflecte a importância de nos adaptarmos às mudanças da nossa vida, mas também de aceitar quem vê a vida de maneira diferente.
Shirley MacLaine e Christopher Plummer fazem um par perfeito.



5. Um filme recomendado: O Segredo de Brokeback Mountain / Brokeback Mountain (2005)
http://www.imdb.com/title/tt0388795/

Jack Twist e Ennie Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhar no local pelo 2º ano seguido, enquanto Ennie pretende casar-se com Alma assim que terminar o trabalho. Como vivem tão isolados, eles começam por se tornar amigos e iniciam um relacionamento amoroso que vai marcar a sua vida para sempre.
Uma história de amor tão real, com interpretações soberbas.
E que nos mostra que não se escolhe quem se ama!
Mais outro excelente filme!


6. Um filme com o actor preferido: Boulevard (2014)
(Ver publicação Maratona Cineverão: Actualização 7)



7. Um filme com a actriz preferida: Carol (2015)
http://www.imdb.com/title/tt2402927/


Esta é uma história de amor, nos anos 50, entre a jovem Therese e uma mulher mais velha, a Carol. Não é um filme que seja para chocar mas que nos emociona. Uma história cheia de sentimentos e dúvidas das personagens.
Excelentes actuações de Rooney Mara e de Cate Blanchett!





8. Um filme erótico: As Cinquenta Sombras de Grey / Fifty Shades of Grey (2015)
http://www.imdb.com/title/tt2322441/

Anastasia Steele é uma estudante de literatura, muito recatada e virgem e vai entrevistar, para o jornal da faculdade, o poderoso Christian Grey. Anastasia sente logo uma atracção por Grey, e acaba por se tornar no objeto de submissão de Grey.
Comparativamente ao livro, achei o filme um bocadinho melhor, e em que tentaram tornar o relacionamento entre Anastasia e Grey mais romântico.
Em termos de actuação de actores também não achei que fosse a melhor. Jamie Dornan até é um rapaz jeitoso mas, quando li o livro, imaginei Grey com um ar mais rude e mais bad-boy. E Dakota Johnson é tão apática. É certo que a Anastasia é uma sonsa de primeira, mas não passou qualquer emoção.
A única coisa que se aproveita é a banda sonora.


9. Um filme de 2016: Suicide Squad / Esquadrão Suicida (2016)
(Ver publicação Maratona Cineverão: Actualização 7)


10. Um filme que toda a gente viu menos eu: American Beauty / Beleza Americana (1999)
(Ver publicação Maratona Cineverão: Actualização 7)


11. Adaptação cinematográfica: Misery / Misery - O Capítulo Final (1990)
(Ver publicação Maratona Cineverão: Actualização 7)



12. Um filme dos anos 80: O Último Unicórnio / The Last Unicorn (1982)
http://www.imdb.com/title/tt0084237/


É sobre uma unicórnio que, ao ouvir que é o último da sua espécie, parte em busca de outros.
É um filme simples, que nos mostra a demanda, mas não excessiva, da unicórnio até descobrir o que verdadeiramente aconteceu.
Uma história muito melancólica e que me deu vontade de ler o livro.

4 comentários:

  1. Olá Tita,

    Que boa lista de filmes :).
    Concordo com o que dizes em relação ao "50 sombras de Grey". Também imaginei um Grey diferente. Para mim, só consigo encaixar este numa cena mais romântica... Falta-lhe a aura cinzenta que o livro quer passar (embora não o consiga passar na perfeição).
    Quero ver o "Amy"... Gosto de algumas músicas dela, as quais associo a boas recordações.
    Depois, "O meu nome é Sara" foi o que me deixou com maior curiosidade para ver :).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Sim, é isso. E achei que o Grey do filme era mais soft.
      Eu adoro as músicas da Amy e achei o documentário muito bom.
      Espero que gostes de "O seu nome era Sarah"
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Que filmes tão interessantes, tens aí alguns que quero muito ver: Amy, O Segredo de Brokeback Mountain e American Beauty.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Valem muito a pena e, quando os vires, espero que gostes =)
      Beijinhos

      Eliminar