sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Os Filhos de Salazar: António Breda Carvalho

Os Filhos de SalazarTítulo: Os Filhos de Salazar
Autor: António Breda Carvalho
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Assim que li a sinopse fiquei logo interessada em ler neste livro e coloquei as minhas expectativas muito altas. E também acho a capa tão gira, que pronto, fiquei logo convencida.
A história inicia-se em 1926, aquando a revolução de derrubou a República e trouxe o Estado Novo, e vamos acompanhando a vida de Mariana e Mariano até ao 25 de Abril de 1974.
Este é um período que gosto sempre de ler, pois tendo já nascido após o 25 de Abril, acho sempre muito interessante saber mais sobre um período tão tenso em Portugal.
Os nossos protagonistas, Mariana e Mariano, são educados como irmãos, apesar de não o serem, na casa de Leandro de Albuquerque (pai de Mariano), sob uma educação muito tradicional, religiosa e com os ideias fascistas, já que Leandro era muito chegado ao Cardeal Cerejeira e de Salazar.
Apesar da ideia ser interessante, confesso que esperava mais do livro (talvez por ter muitas expectativas). Gostei de a acção ir intercalando as vidas de Mariana e Mariano, dois jovens que apesar de terem tido a mesmo educação, têm personalidades e ideais muito diferentes. No entanto, esperava que se focasse mais nas questões do Estado Novo e da pressão exercida pela PIDE. É certo que algumas cenas com a PIDE mas, lá está, esperava que tivesse um pouco mais de destaque, e que explorasse mais toda a pressão que a PIDE exercia sobre a população.
Quanto à vida dos protagonistas, apesar de gostar de Mariana, por ser uma mulher com ideais bem diferentes da sua educação, acabei por preferir Mariano. E porquê? Mariano era muito católico, sempre muito fiel à política de Salazar e que se tornou padre. E foi muito interessante ir vendo a sua evolução e como vai "acordando" para a realidade.
Tal como referi, a premissa é interessante, mas realmente senti falta de um pouco mais de desenvolvimento, quer na história de Mariana, mas principalmente que tivesse explorado mais a ditadura e a forma com as pessoas eram pressionadas.
Apesar de tudo, foi uma leitura agradável.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Olá Tita
    Não conhecia o livro, mas parece interessante. As expetativas por vezes não nos deixam desfrutar tanto do livro.
    Também gosto de ler sobre este período da nossa história.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      AS expectativas são tramadas mas sem dúvida que é sempre bom ler livros sobre este período.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Já conhecia este livro, mas não sei porquê nunca me puxou :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      A mim atraiu-me por se passar durante o Estado Novo mas esperava um bocadinho mais =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Já tinha lido alguma "coisita" por aqui na net, nestas pesquisas que uma leitora faz. Eu fico sempre muito triste quando um livro me desilude, contudo, temos que pensar que depois virá outro.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Claro, nem todos nos podem agradar e sim, há sempre mais e mais livros que nos interessam =D
      Beijinhos

      Eliminar