quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A Ira das Fúrias: Steven Saylor

A Ira das Fúrias
Título: A Ira das Fúrias
Autor: Steven Saylor
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Para quem acompanha o blogue já sabe que um dos meus autores preferidos é Steven Saylor com os seus fabulosos livros de Gordiano O Descobridor e posso-vos dizer que fiquei muito contente quando soube que este livro ia ser editado em Portugal, e ainda mais quando o recebi em casa. Além disso, quando pego num livro de Gordiano as expectativas são sempre muito elevadas mas A Ira das Fúrias foi uma grande leitura.

A Ira das Fúrias é então o terceiro livro da prequela da série Roma Sub-Rosa onde vamos descobrindo a juventude de Gordiano e apesar de não ter lido ainda os dois livros anteriores, não tive quaisquer problemas em acompanhar os acontecimentos, visto Steven Saylor abordar sucintamente alguns dos eventos anteriores que são importantes para o desenvolvimento da narrativa.
Estamos então em 88 a.C e Gordiano é um jovem de 22 anos que se encontra em Alexandria depois de se ter separado, de forma um pouco menos amigável, do seu amigo mestre e amigo, Antípatro. Antípatro tornou-se um espião ao serviço de Mitrídates, vivendo em Éfeso com outro nome e que se sente em perigo. Em Alexandria, Gordiano recebe uma estranha "carta", que percebe que é uma parte do diário de Antípatro e que este sente a sua vida ameaçada. Gordiano elaborada um plano para tentar salvar o seu amigo mas rapidamente vê-se envolvido num plano muito maior e que pode afectar milhares de vidas.
 Uma vez mais, Steven Saylor conseguiu retratar o ambiente de época, fazendo-nos sentir que somos Gordiano, e com um equilibro brilhante entre acontecimentos e personagens reais com personagens ficcionados.
A escrita do autor é sempre magnífica, que nos deixa logo presos à história, e retratando um período um pouco mais "negro", podem encontrar algumas cenas mais "duras" e sangrentas ao longo do livro. Uma história com algum suspense mas cheio de acção e aventura, com situações complicadas para Gordiano resolver.
Foi uma excelente leitura e gostei bastante de conhecer o jovem Gordiano, ainda sem ser o Descobridor, mas ainda assim muito perspicaz e astuto. 
Recomendo!


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.


2 comentários:

  1. Olá Tita
    Parece bem interessante, tenho de ver se leio algo do autor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu sou fã dos autor e dos livros do Gordiano portanto, dá-lhe uma oportunidade ;)
      Beijinhos

      Eliminar