sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Entrevista ao Autor Henrique Anders

Henrique Anders é o autor de As Trevas de Baltar (podem ler a minha opinião aqui) e muito gentilmente disponibilizou-se a responder a algumas perguntinhas para o conhecermos um bocadinho melhor.




O Prazer das Coisas - Como surgiu a escrita na tua vida?
Henrique Anders - Surgiu tarde, demasiado tarde. No princípio de 2012, um dia aborrecido empurrou-me para uma página em branco. Por parvoíce, decidi escrever. Uma mera página foi o suficiente para que caísse de amores pela escrita, foi paixão à primeira página.
Dediquei muito tempo a pesquisar, testar e aperfeiçoar, é um trabalho constante. Sei que ainda tenho um caminho longo, mas teimosia é o meu defeito mais virtuoso.
Guardo com carinho aquela primeira página, pois está carregada de sonhos, mas se a olharmos com um ar crítico literário, bem… talvez seja melhor olhar apenas com carinho.


O Prazer das Coisas - Sendo que a escrita não é uma actividade a que te dediques exclusivamente, como foi conciliar o teu trabalho com a escrita? 
Henrique Anders - Foi, e é, muito difícil. É preciso conciliar trabalho, família, amigos, animais, idas ao supermercado, imprevistos entre outras tantas coisas de uma lista infindável. Mas, a escrita tem e sempre terá um lugar especial na minha vida. Assim, não escrevo tanto quanto gostaria, mas sempre que consigo, faço-o intensamente.
O meu sonho é escrever e só escrever, mas o estômago é capaz de se queixar.


O Prazer das Coisas - Que escritores te influenciaram?
Henrique Anders - Alguns, mas destaco três:
George R.R. Martin – Foi o principal culpado por eu ter começado o meu caminho pela fantasia.
Nuno Camarneiro – Como diz o meu amigo Rúben Silva, e concordo plenamente – Precisaria de morrer e renascer duas ou três vezes para escrever como ele.
Valter Hugo Mãe – Adoro a escrita irreverente do VHM. Atribuo-lhe influência, não tanto pela escrita, mas sim pela pessoa que vejo nele. Viveríamos num mundo pior se ele não existisse.


O Prazer das Coisas - Como surgiu a inspiração para a trilogia A Saga dos Desígnios?
Henrique Anders - Primeiro surgiu a vontade de escrever fantasia, depois a certeza de que queria criar um mundo completamente novo, só então a história começou a mostrar-se. Do fantástico, só não consegui abdicar dos dragões. Adoro dragões! Já fui criticado por isso, mas tenho de ser fiel a mim mesmo. Baltar foi o primeiro personagem a existir, e soube desde logo que ele tinha de ser forte e tirano. O mundo fantástico está cheio de vilões pouco credíveis, foi uma das minhas prioridades, construir um personagem forte e convincente.


O Prazer das Coisas - Pelas informações no final do livro tens mais trabalhos e que me pareceram de géneros literários diferentes. Qual é o género que gostas mais de escrever?
Henrique Anders - Não sei responder a isso. Como escrevo apenas há pouco mais de quatro anos, ainda não andei por todas as opções que quero testar.
Gostei muito de escrever crónicas descritivas, sinto que me sai mais naturalmente e de forma mais fluída. Deixo para responder melhor dentro de mais dois ou três anos.
Uma coisa é certa, o mundo fantástico vai estar sempre presente na minha vida.


O Prazer das Coisas - Sendo As Trevas de Baltar o primeiro volume de uma trilogia, mas que pode ser lido isoladamente sem prejudicar a leitura, o que nos podes desvendar sobre os próximos dois volumes?
Henrique Anders - Os próximos dois livros da saga trarão uma nova trama, mas directamente ligada ao primeiro volume. Considero-o como um grande prólogo para o que aí vem. Um leque de novos personagens, criaturas, aventuras, segredos e muitas traições é o que podem esperar para o resto da saga. E talvez mais algumas traições. Ah, já me esquecia das traições, também vão estar presente.


Quero agradecer ao Henrique, quer a simpatia, quer a disponibilidade. E principalmente desejar que tenhas muito sucesso.

E aguardem que vamos ter novidades nos próximos dias ;)

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Gostei muito de ler a entrevista e conhecer melhor o escritor. Não o conhecia :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      O Henrique é super simpático e gostei muito de ler o livro dele =)
      Beijinhos

      Eliminar